Os fãs da série vão se sentir familiarizado com tudo. Antes de começar a ser desenvolvido, a Microsoft Studios comprou da Epic Games os direitos da franquia Gears of War. Uma novidade é que Gears of War 4 é um dos estreantes no modo PlayAnywhere, da Microsoft. Quer dizer, se você possui um Xbox One, poderá jogar tanto no PC, com Windows 10, quanto no Xbox com o mesmo gamesave e personalizações.

Testamos a versão para PC, cedida pela Microsoft e baixada através da Windows Store.

Veja o vídeo review do jogo, e inscreva-se em nosso canal.

A história de Gears of War 4

Quem jogou o terceiro game sabe que era o fim da trilogia de Marcus Fenix, na guerra contra Horda Locust. Agora o protagonista é o filho de Marcus, JD, e os inimigos são os monstros chamados de Swarms.

O jogo inicia relembrando como tudo começou, nos primeiros minutos você viverá a história em anos diferentes, para somente depois iniciar o Ato 1 e de fato vivenciar a história de Gears of War 4, que começa quando o vilarejo onde JD Fenix e seus amigos vivem é atacada por monstros, raptando a mãe de Kait, a mocinha do jogo. É aí que JD, Kait e Del, partem em busca dos amigos que foram raptados e também para descobrir a fonte de onde os monstros estão surgindo. Prefiro não contar mais da história para que você mesmo possa desbravar, e evitar spoilers ;)

Personagens

Os protagonistas do jogo são:

 

James Dominic (JD) Fenix

Ao contrário de seu pai, JD é um idealista, quer viver a vida com um propósito. Fugiu de casa para se tornar um Gear da CGO, coisa que Marcus, seu pai não gostou. Se tornou tenente na CGO, mas se envolveu em um incidente com o amigo Del Walker, ambos desertaram a CGO, conheceram e se juntaram fora das muralhas à Kait Diaz.  É JD o personagem que você vai controlar boa parte do game.

 

Kait Diaz

Muitas pessoas estão vivendo sob os cuidados da CGO, dentro das muralhas, mas algumas das pessoas, como Kait, nasceram fora. Cresceu sem os benefícios que a CGO fornece, recebeu tratamento extensivo de como sobreviver na selva e como viver da terra.

 

 

Del Walker

Del é um órfão da CGO, conheceu JD no internato, tem sido amigo seguido ele desde então. Os dois tornaram-se Gears, e juntamente com JD desertou quando aconteceu o incidente não classificado.

 

 

 

Reyna Diaz

Mãe de Kait, Reyna assumiu a liderança do vilarejo quando seu marido morreu. Ela e seu cunhado, Oscar, treinaram e protegem o vilarejo. Governa a vila diferentemente do jeito da CGO, ela passa segurança as pessoas e não costuma mimar os confinados.

 

 

Oscar Diaz

Oscar é um Gear aposentado e agora uma pessoa do vilarejo. É um velho rabugento, porém extrovertido. Não gosta de JD e Del, por terem desertado. É cunhado da Reyna e tio de Kait.

 

 

 

Marcus Fenix

Personagem principal no Gear of War 3, Marcus finalmente foi capaz de viver uma vida de paz em sua casa, onde começou uma família com Anya. Pai de JD, ele é convocado pelo filho para ir ao resgate da mãe de Kait.

 

 

Gráficos

Os gráficos do jogo são bons. Consegui rodar bem ele usando a placa GTX 750 Ti. O realismo da movimentação de cabelos, folhagens e outros objetos me impressionou. Os pingos de chuva, molhando e refletindo a água na armadura foi impressionante. Notei alguns detalhes em objetos próximos ao personagem que não renderizavam muito bem, pode ter sido algo aleatório, mas ficou bem evidente.

Quer saber se roda no seu PC? Veja aqui os requisitos de Gears of War 4.

As cutscenes trazem a história à tona, mostrando tudo o que aconteceu. Nelas o vídeo fica mais detalhado. E são muitas cutscenes para assistir, um dos motivos para o jogo passar dos 90 GB.


Cutscene

 

Modos de jogo

São três os modos de jogo. A campanha, que é a história do jogo, dividida em 24 capítulos, que levam em torno de 8 a 9 horas. Ela pode ser jogada em modo cooperativo, porém somente entre dois jogadores. No videogame, você terá a tela dividida ao meio, para que ambos possam ao mesmo tempo no mesmo console jogar.

O multiplayer Dodgeball você joga com duas equipes, 5 contra 5. Quando um jogador é abatido, ele pode dar respawn somente quando um adversário morrer. O multiplayer Escalation, as duas equipes possuem uma quantidade de vidas, e a cada eliminação, o tempo de retorno desse jogador demora cada vez mais. Além disso, a medida com que as mortes se tornam mais frequentes no jogo, novas armas especiais surgem no combate, tornando-o mais dinâmico e estratégico do que o normal.

Horda 3.0, é o terceiro modo de jogo. Nele, você e seus amigos vão ter que defender uma base das hordas de DeeBees que vão surgir. Assim como na campanha, o forjador poderá ser usado para construir barreiras e armas que ajudarão no combate de cada horda. Para quem conhece este tipo de jogo é bem familiar, para quem não conhece, basta lembrar de Plants vs Zoombies, onde você monta a defesa contra o ataque dos zoombies.

10 são os mapas do multiplayer, sendo 9 inéditos e o mapa Gridlock, retorna ao 4. Ainda em nota, a The Coalition revelou que vai lançar dois mapas novos por mês, durante o período de 1 ano, que serão liberados gratuitamente.

Não tive a oportunidade de jogar no multiplayer ainda, visto que o jogo não foi lançado e as partidas estavam vazias.

 

Minhas impressões do jogo:

O jogo é longo, nem por isto é um ponto contra, só que vejo que geralmente acontece a mesma coisa. Você é atacado por monstros, primeiro os fracos a cada troca de cenário, depois alguns mais fortes, e por fim, vem uma leva sortida deles. Você passa o tempo inteiro com esta temática enquanto desenrola a história.

As cutscenes foram muito bem feitas, com gráficos excelentes e passam a história tão bem, que você parece imerso. Confesso que alguns jogos eu pulo elas, mas em Gears of War eu não consegui, tive que assistir o tempo inteiro, só para saber o que aconteceu e o que estava por vir. Gostei bastante da Microsoft ter se preocupado com a tradução do jogo e principalmente pela bela dublagem. Diferente de um filme, a dublagem dos games sempre foi, para mim, um aspecto positivo.

Se você é fã da série Gears of War, certamente deve estar esperando ansioso pelo game. Agora se não conhece, mas gosta de um jogo com muitos tiros, monstros, robôs, armas pesadas e boas cenas, Gears of War 4 é um título a ser adquirido.