A possibilidade de enviar mensagens que se autodestruirão dentro de um tempo programado já é conhecida pelos usuários do Snapchat. Isto, inclusive, é apontado como um dos pontos fortes do aplicativo. Desta forma os usuários se sentem mais à vontade para compartilhar imagens, vídeos e texto, pois têm a segurança que eles não ficarão por muito tempo expostos.

Mas, não é apenas o Snapchat que conta com a função. Pelo Facebook Messenger, também é possível enviar mensagens autodestrutivas. O tempo que ela ficará visível pode ser definido entre 5 segundos e 24 horas. Outra função disponível no Messeger é o sistema de criptografia, que também é adotado pelo WhatsApp.  Ao abrir uma conversa secreta no aplicativo, as mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta, o que significa dizer que apenas os envolvidos na conversa terão acesso as mesmas.

Para iniciar uma conversa secreta e autodestrutiva no Messenger é bem simples. Veja neste tutorial como fazer:

1º passo: Abra o Messenger e selecione o contato que você deseja conversar. Em seguida toque no ícone de mais informações, sinalizado pela letra "i" dentro de um círculo, no canto superior direito da tela.

2º passo: Na tela seguinte, clique em "Conversa Secreta". Uma nova caixa de diálogo será aberta. A diferença é que ao invés dos tons azuis da janela tradicional, esta caixa especial apresenta tons escuros. Em alguns casos, a pessoa com quem se deseja conversar também terá que habilitar o recurso, para só assim receber as mensagens.

3º passo: Agora você já pode conversar com seu amigo (a) com a segurança de que a conversa está sendo criptografada. Para enviar uma mensagem autodestrutiva é só clicar no ícone de relógio, localizado na parte inferior da tela, ao lado das opções de localização e envio de emojis. Escolha o tempo que a mensagem ficará disponível e volte para a tela de mensagens.

4º passo: Ao enviar uma mensagem autodestrutiva, uma contagem regressiva será exibida ao lado do texto, na janela de conversas. O timer começa a correr assim que seu amigo visualizar o texto pela primeira vez. Ao final do tempo determinado, uma animação fará a mensagem "explodir" e o contato não poderá mais visualizá-la.

Nas configurações é possível excluir todas as conversas secretas salvas no seu dispositivo. Todas as mensagens secretas ficarão salvas apenas no smartphone que você usou para enviá-las. Isto significa dizer que elas não ficarão disponíveis no PC, nem no site do Facebook ou pelo Messenger.com.

Veja também: