Nesta quarta-feira (28), a BlackBerry anunciou que irá encerrar a sua produção de smartphones. O CEO da empresa, John Chen, disse que o objetivo é se concentrar em produtos de segurança e de software, e que os aparelhos serão produzidos por outras fabricantes.


Após estar no topo das vendas de smartphones, BlackBerry desiste de produção.

"A companhia planeja encerrar todo o desenvolvimento de hardware interno e vai terceirizar essa função para os parceiros", explicou a empresa através de comunicado. "Estamos atingindo um ponto de inflexão com nossa estratégia. Nossa base financeira é sólida, e nossa mudança para o software está tomando o controle".

A decisão não é nenhuma novidade, já que o último smartphone lançado pela empresa não teve boa saída. Conforme estimativas da consultoria Gartner, no segundo trimestre deste ano a participação da companhia foi de apenas 0,1% no mercado mundial. A empresa esperava vender cerca de 5 milhões de aparelhos, o que não ocorreu, já que teve apenas 400,4 mil unidades comercializadas.

O foco, agora, será no setor empresarial e os governos, e assim, não diretamente no consumidor. Os resultados financeiros revelando pela BlackBerry, mostram um crescimento de 30% na receita do segmento de software e serviços, porém, mesmo assim, não foi suficiente para superar as perdas.

Vale notar que a BlackBerry foi umas das primeiras empresas de tecnologia a investir nos smartphones, chegando, inclusive, a liderar o mercado. Porém, com a popularização de outras marcas, e a também a entrada do iPhone, sua fama foi embora. Nunca mais a companhia conseguiu se reestabelecer no setor.