A partir desta quarta-feira (14), o Uber começou a disponibilizar viagens através de carros autônomos da empresa. No entanto, inicialmente, as corridas estão restritas a Pittsburgh, nos Estados Unidos. Por ainda fazer parte de testes, os usuários não serão cobrados pelas viagens com o Ford Fusion que dirige sozinho. De acordo com a empresa, a iniciativa é válida apenas para "clientes leais" da modalidade Uber X da cidade.

Quando o usuário solicitar a corrida, ele será alertado sobre o carro autônomo. Caso desejar, será possível cancelar e fazer uma nova requisição, e assim receber um carro com motorista humano. Vale notar que os carros autônomos do Uber não aparecerão simplesmente sem um motorista humano, eles estarão sim presentes caso seja necessário assumir o volante.

Apenas trajetos previamente mapeados serão usados pelos veículos, o motorista terá que assumir a direção em pontos que ainda são desconhecidos pelo computador.

Em Singapura, a empresa nu Tonomy já está realizando testes com veículos autônomos desde o final de agosto. O Uber, por sua vez, vem testando o uso de carros autônomos desde maio, porém, recentemente anunciou que ainda não há segurança dos carros controlados por robôs pontes.

Experiência

Para a viagem foram selecionados alguns jornalistas da mídia americana. Sendo assim, alguns relatos sobre as corridas já foram feitas.

De acordo com o jornal USA Today, o motorista do Uber estava instruído a permanecer com as mãos no volante o tempo todo, assim, estando pronto para assumir a direção caso fosse necessário. No banco traseiro há uma tela que mostra informações sobre o carro aos passageiros. De acordo com a reportagem, "em diversas ocasiões" foi necessário que o motorista tomasse controle do carro, "quando a situação era muito complexa para os algoritmos do carro".

A Agência Reuters disse que a viagem teve duração de aproximadamente uma hora, e o carro se mostrou bastante seguro. Ele parou sozinhos nos sinais vermelhos, passou por uma ponte, ultrapassou um veículo e ainda reduziu a velocidade quando um veículo que estava na frente abriu a porta para a rua.