Cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), revelaram na noite de segunda-feira (29), a descoberta de um sinal vindo do espaço. O estranho sinal, para muitos especialistas da área, pode ter vindo de uma civilização alienígena.


Sinal de rádio captado por cientistas pode ter origem alienígena.

 

Para comprovar a real origem do sinal é necessário ainda que os cientistas investiguem a procedência, porém, a hipótese de ser originado de outros planetas ainda não está descartada.

O sinal de 11 Ghz chega de uma estrela catalogada como HD164595, que está localizada a 95 anos-luz da Terra. A estrela é bastante semelhante com o nosso Sol, e de acordo com cálculos, possui aproximadamente 6,3 bilhões de anos. A nossa, no entanto, possui 4,5 bilhões de anos.

Os cientistas, até então, possuem conhecimento de apenas um planeta que orbita a HD164595, que foi nomeado de HD164595 b, e tem diâmetro semelhante a Netuno, ou seja, bem maior que a Terra. A cada 40 dias ele consegue completar uma volta ao redor de sua estrela.

O HD164595 b, devido as suas características, nunca foi cogitado pelos cientistas como um local propício para vida. Porém, também não está descartada a ideia de haver outros planetas na órbita da estrela.

Paul Gilter, astrônomo responsável pela divulgação da notícia do SETI, deixou claro que há várias possibilidades para a origem do sinal de rádio, incluindo fenômenos naturais ou mesmo a própria interferência nos telescópios dos pesquisadores.

"Se isso for de uma astronômica real, e não de origem alienígena, seria bem estranho", disse Nick Suntzeff, astrônomo da Universidade A&M do Texas, nos Estados Unidos, ao site Ar Technica.