Cientistas identificam sinal de rádio vindo do espaço

O sinal de 11 Ghz chega de uma estrela catalogada como HD164595, que está localizada a 95 anos-luz da Terra.

Por | @oficinadanet Ciência

Cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), revelaram na noite de segunda-feira (29), a descoberta de um sinal vindo do espaço. O estranho sinal, para muitos especialistas da área, pode ter vindo de uma civilização alienígena.

Cientistas identificam sinal de rádio vindo do espaço
Sinal de rádio captado por cientistas pode ter origem alienígena.

 

Para comprovar a real origem do sinal é necessário ainda que os cientistas investiguem a procedência, porém, a hipótese de ser originado de outros planetas ainda não está descartada.

O sinal de 11 Ghz chega de uma estrela catalogada como HD164595, que está localizada a 95 anos-luz da Terra. A estrela é bastante semelhante com o nosso Sol, e de acordo com cálculos, possui aproximadamente 6,3 bilhões de anos. A nossa, no entanto, possui 4,5 bilhões de anos.

Os cientistas, até então, possuem conhecimento de apenas um planeta que orbita a HD164595, que foi nomeado de HD164595 b, e tem diâmetro semelhante a Netuno, ou seja, bem maior que a Terra. A cada 40 dias ele consegue completar uma volta ao redor de sua estrela.

O HD164595 b, devido as suas características, nunca foi cogitado pelos cientistas como um local propício para vida. Porém, também não está descartada a ideia de haver outros planetas na órbita da estrela.

Paul Gilter, astrônomo responsável pela divulgação da notícia do SETI, deixou claro que há várias possibilidades para a origem do sinal de rádio, incluindo fenômenos naturais ou mesmo a própria interferência nos telescópios dos pesquisadores.

“Se isso for de uma astronômica real, e não de origem alienígena, seria bem estranho”, disse Nick Suntzeff, astrônomo da Universidade A&M do Texas, nos Estados Unidos, ao site Ar Technica.

Mais sobre: planeta sol satelite
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar