Quem costuma produzir qualquer tipo de conteúdo audiovisual ou até mesmo podcasts sabe que um dos aspectos mais importantes é a trilha sonora, é ela quem gera ambientes e sensações no espectador ou ouvinte, o que cria laços entre produção e consumidor, uma das conquistas mais importantes para fazê-lo voltar a procurar o seu trabalho.

A internet é uma das melhores fontes para encontrarmos trilhas sonoras, nela temos todos os tipos e gêneros possíveis, basta saber onde procurar. Com este artigo vamos te ajudar a encontrar a melhor possível para a sua produção.

Free Music Archive

O Free Music Arquive possui uma boa biblioteca e músicas separadas por gêneros, boa parte de seus arquivos é excelente para utilização em fundos musicais, basta verificar os requisitos de referência.

Incompetech

O incompetech é um dos sites com uma das melhores bibliotecas de áudio da internet, ela, inclusive, é uma das mais utilizadas por yotubers profissionais que preferem não pagar royalties por trilhas sonoras.

Bensound

O Bensound, embora tenha poucas trilhas disponíveis, elas são algumas das melhores disponíveis na internet, principalmente por suas melodias mais animadas e infantis.

Machinimasound

Embora que boa parte de suas trilhas sejam pagas, as músicas gratuitas disponíveis no site são excelentes e vale muito a pena você conferir cada uma delas para o seu projeto.

O próprio YouTube!

Sim, acredite, em boa parte das vezes que você estiver produzindo algum conteúdo que precise de trilha, as melhores que você poderá encontrar estão no YouTube, afinal, ele é a plataforma perfeita de divulgação para produtores que não tem condições de pagar por uma hospedagem dedicada.

Os melhores canais que podemos recomendar, dos mais diversos gêneros, são: NCM, NoCopyrightSounds, teknoaxe, Vital EDM, Audio Library e Free Songs To Use.

Estas foram as nossas dicas de trilhas gratuitas para suas produções audiovisuais, não esqueça de verificar os requisitos de atribuição que cada site exige, afinal, embora as trilhas sejam gratuitas, os autores merecem ser creditados por suas criações.