As baratas, para a maioria das pessoas, são insetos que causam muito asco, repugnância. No geral, são encontradas em locais que contam com maiores concentrações de detritos como ralos, lixos, pias, armários, entre outros locais. Exterminar totalmente as baratas em um local nem sempre é tarefa fácil, mas necessário, já que, além se ser aparentemente nojenta a sua presença, ela costumar "transportar" impurezas.

Porém, pesquisadores do Instituto para Biologia de Células-Tronco e Medicina Regenerativa em Bangalore, na Índia, descobriram que o leite de barata é altamente nutritivo.

Uma única espécie de barata possui esse diferencial, a Diploptera Punctata. No geral, a reprodução das baratas acontece com ovos, no entanto, nesta espécie, os embriões crescem e se desenvolvem em um órgão especializado dentro da mãe, que os alimenta com leite. Assim, após ingerido pelos embriões, o líquido se transforma em cristais.

Para demonstração, os pesquisadores fizeram um pequeno corte no intestino médio dos embriões e analisaram a substância. De acordo com o estudo, o leite da barata possui três vezes mais energia que o das vacas. Sua composição é de gorduras, açúcares e proteínas.

Quanto ao sabor, o bioquímico e pesquisador Ramaswamy disse que o leite de barata "tem um gosto que não se parece com nada em especial", de acordo com um amigo que experimentou.  "Não acho que alguém vai gostar se você disser: 'Nós extraímos cristais de uma barata e isso será comida'", disse o pesquisador.

Novos estudos, segundo Ramaswamy, irão dizer se o leite de barata é tóxico ou não para os seres humanos. "Eu posso vê-lo [leite de barata] em bebidas de proteína", completou.