Vários aplicativos já oferecem o bloqueio de chamadas de spam, isso faz com que os usuários não sejam incomodados com ofertas de serviços, produtos, entre outras situações. O Google, por sua vez, anunciou que liberou uma função capaz de identificar e informar quando uma chamada suspeita pode ser de spam. A novidade está disponível para os dispositivos Nexus e Android One.


Usuários de aparelhos do Google contarão com recurso que identifica chamadas de spam.

A novidade foi publicada no perfil da empresa do Google+ e mais informações podem ser encontradas do site da companhia. A verificação da chamada é simples: abaixo do número que está ligando aparece escrito "chamada de spam suspeita" ou apenas "spam". Assim, o usuário pode escolher entre atender a chamada ou bloquear e denunciar o número.

No entanto, caso algum número tenha sido marcado erroneamente como spam, o usuário poderá reverter a situação ao tocar na chamada e marcar como "não é spam".

"Chamada de spam nunca mais! Hoje, nós estamos começando a atualizar seu aplicativo de telefone do Google com uma proteção contra spam nos dispositivos #Nexus e #AndroidOne para te avisar sobre possíveis chamadas de spam e te dar a possibilidade de bloquear e reportar esses números. Se você já possui um identificar de chamadas ligado, a proteção contra spam estará disponível no seu aparelho uma vez que o aplicativo atualizar para a última versão", disse o post do Google.

Vale notar que a função só está disponível no Android 6.0 Marshmallow e é ativada por pré-definição.