Na segunda-feira (18), a Nasa confirmou a descoberta de 104 exoplanetas (planetas fora do sistema solar). O telescópio americano Kepler foi o responsável por encontrar cada um deles. Entre os exoplanetas, quatro deles orbitam uma mesma estrela e podem ser parecidos com a Terra.

As características dos exoplanetas foram expostas com o auxílio de vários observatórios, incluindo os quatro telescópios Kech, no Havaí.


Telescópio foi o responsável por encontrar exoplanetas. Alguns deles possuem temperatura semelhante a da Terra, o que permitiria a presença de água.

A missão espacial Kepler, desde 2009, já permitiu a descoberta de mais de 4.600 planetas, sendo que 2.326 foram confirmados. Destes, 21 estão localizados a uma distância considerada habitável de sua estrela, sendo que pode haver água em estado líquido em sua superfície.

Os planetas descobertos possuem diferentes tamanhos, alguns deles são menores que a Terra, e outros, no entanto, maiores que Júpiter. Todos eles orbitam muito próximos de suas estrelas, o que faz com que sejam muito quentes.

De acordo com os astrônomos, os quatro exoplanetas que podem ser semelhantes com a Terra, contam com temperaturas semelhantes ao nosso planeta, o que permitiria água em estado líquido, e consequentemente, alguma forma de vida.