Após uma foto ser publicada por Mark Zuckerberg em comemoração sobre o número de usuários ativos do Instagram ter ultrapassado a marca de 500 milhões, muitos comentários sobre  a imagem surgiram. Tudo isso, sobre o método usado pelo CEO do Facebook para garantir a sua segurança.

Assim, na imagem é possível ver em seu Macbook dois pedaços de fita adesiva: um que cobre a webcam e outro na entrada do microfone. A medida serviria para diminuir os riscos de invasão de privacidade por hackers.

Mesmo que pareça bastante simples, a alternativa funciona para prevenir que hackers possam ver ou mesmo ouvir o que ele está fazendo em caso de uma invasão hacker. Isso tudo porque alguns tipos de vírus possuem a capacidade de ativar a câmera e também o microfone do computador, desativando as luzes que indicam que ela estaria em funcionamento.

Ainda não podemos confirmar se o CEO da maior rede social do mundo estaria se precavendo de uma ameaça específica. Existem vários casos registrados de falhas em softwares que ainda não são conhecidas pelo grande público, e que buscam alvos específicos. Por isso, muitos especulam sobre a possibilidade de Zuckerberg estar se protegendo de alguma falha não corrigida pelas desenvolvedoras.

Se Mark Zuckerberg usa fitas em seu notebook, também posso usar. Certo? Bom, claro que cada pessoa pode usar a fita adesiva para se precaver de possíveis ataques, mas devemos lembrar que, obviamente, o CEO do Facebook deve ser um alvo bastante visado, então, todo cuidado é pouco.

Nós, simples mortais, podemos usar a alternativa, claro, mas também, se quisermos continuar usando nossa webcan sem problemas, podemos apenas desligar os seus periféricos para que eles funcionem apenas quando quisermos. Também não podemos esquecer dos cuidados básicos de segurança: acessar somente redes seguras, não abrir links suspeitos e claro, manter sempre um bom antivírus atualizado.