Até o final do século passado, os jogos mentais costumavam versar apenas acerca do xadrez - os mais velhos devem se lembrar dos duelos lendários de jogadores russos contra computadores construídos pela IBM especificamente para o xadrez.

Na virada do século, com o avanço da internet, naturalmente os jogos ficaram populares numa nova esfera: o multiplayer online, no qual um dado jogador pode jogar contra outro em uma parte completamente remota do mundo. Com essa conectividade, naturalmente surgiriam jogos que se aproveitariam desse recurso como fator extra de diversão. StarCraft, WarCraft, Dota entre outros só para citar exemplos.

Na maior parte deles o objetivo é o mesmo: você tem uma base e deve conquistar a base inimiga, tal qual ocorre numa guerra - mas até lá é possível juntar recursos (ao que os jogadores, no jargão, chamam de "farmar") e desenvolver habilidades únicas contra as fraquezas de determinados adversários. Não demorou muito para que fossem criados campeonatos e clãs/equipes de jogadores profissionais - e não haveria de ser diferente, dadas as premiações milionárias - fossem formados.

O poker, centenário jogo carteado, seguiu caminho semelhante na virada do século passado. Antes jogado apenas em reuniões entre amigos ou em cassinos, o poker se estabeleceu como um fenômeno cultural graças aos sites que propiciavam aos jogadores um ponto de encontro interrupto para a prática da modalidade. A exemplo dos jogos virtuais, os campeonatos de poker ficaram maiores e com profissionais cada vez mais dedicados.

Em maio deste ano os dois mundos se uniram através de interesses em comum (não em fichas como temática de StarCraft, mas de uma maneira mais direta). Um dos mais vencedores e consistentes clãs de professional gaming, o Team Liquid, anunciou uma parceria com o PokerStars, atualmente maior site de poker online do mundo. "Não sou estranho ao poker, eu costumava jogar bastante no passado", disse Janne Mikkonen, um dos jogadores do clã, ao blog inglês do site PokerStars. "O Liquid tem uma longa relação com o poker. Na verdade, um de nossos sites era voltado para o jogo carteado!", diz o time em seu site.

Mikkonen e Jeffrey "SjoW" Brusi, um dos mais famosos jogadores do circuito de jogos online, devem participar de alguns torneios de poker representando o novo patrocinador. "Eu joguei (poker) durante alguns dos eventos de eSports que participei e desenvolvi uma vontade extra de jogar mais", disse Brusi. Nessa nova empreitada, junta-se aos  dois, Dario "TLO" Wünsch - o qual prometeu engajamento no aprendizado desde o início. "Poker e StarCraft sempre foram dois circuitos próximos um do outro - ambos são jogos com informações incompletas sobre os adversários e (ambos) têm um teto de talento muito alto".

Ao contrário de Wünsch, que é um completo amador nas cartas e pretende se desenvolver com o tempo, o Team Liquid tem um excelente ponto de intersecção entre as duas. Bertrand Grospellier - foto acima, chamado de ElkY no meio - é a prova viva de que uma mente pode trabalhar muito bem em dois jogos mentais distintos. Grospellier tem experiência e múltiplas vitórias em torneios de StarCraft e Warcraft - bem como, também, vitórias em eventos da World Series of Poker e da European Poker Tour. Embora tenha deixado os eSports para focar no poker, ElkY voltou à cena em novembro do ano passado por meio do Team Liquid. Seu foco agora será o Hearthstone, jogo de cartas online que tem personagens do Warcraft como temática principal.

A união entre os dois mundos parecia cada vez mais perto e graças a essa ponte por ElkY, acabou por acontecer. Resta agora saber se outros jogadores seguirão o mesmo caminho entre os dois (seja do poker para os eSports ou vice versa).