Quem assistiu o episódio de Os Simpsons no último domingo (15) se deparou com um momento histórico. Pela primeira vez, o Homer Simpson foi animado ao vivo na televisão. Em tempo real, no final do programa, por quase três minutos, Homer respondeu perguntas enviadas por telespectadores. Os temas foram os relacionados aos acontecimentos do dia.

A novidade só foi possível graças a uma ferramenta chamada Adobe Character Animator, que permite a criação de personagens 2D animados em tempo real. O funcionamento é bastante simples: O ator Dan Castellaneta, que dá voz ao personagem Homer Simpson, ficou em frente a uma câmera, fazendo os movimentos faciais e de braços, que imediatamente eram reproduzidos pelo personagem. Confira abaixo:

O recurso utilizado para proporcionar o resultado instantâneo é o Character Animator, que pertence ao After Effects. Através da nova versão da ferramenta, que ainda está na fase de teste, um animador ou mesmo um designer pode desenvolver um personagem no Photoshop ou mesmo no Illustrador. Em seguida, basta importa-lo para o Character Animator e atuar em frente a uma câmera. De acordo com a Adobe, até mesmo as expressões faciais mais sutis podem ser imitadas pelo personagem. Ainda é possível  acionar movimentos através de comandos do teclado.

Vídeo incorporado do YouTube

A ferramenta simplifica muito a vida dos criadores, já que os personagens podem até ser executados em tempo real. Vale notar que, no geral, um trabalho de animação leva um bom tempo para ser concretizado.

Infelizmente, no Brasil, a transmissão do episódio de Os Simpsons através da Fox não teve o resultado esperado. No episódio dublado para o português, o Homer Simpson ficou mudo, além de ser exibido com 1h30min de atraso em relação aos Estados Unidos. Assim sendo, o canal exibiu apenas as legendas do que o personagem falava. Os telespectadores, claro, não aprovaram o resultado e criticaram a transmissão.