Oficina da Net Logo

Chuva de meteoros poderá ser vista na próxima madrugada

O evento irá ocorrer até o próximo dia 28 de maio, mas o pico acontece na próxima madrugada, a partir das 2h da manhã até o amanhecer.

Por | @oficinadanet Ciência Pular para comentários

Na próxima madrugada, de quinta-feira (5) para sexta, uma chuva de meteoros, formada pela poeira do cometa Halley, irá acorrer. Nos hemisférios norte e sul estrelas cadentes poderão ser vistas, assim sendo, o Brasil também será contemplado.

Este fenômeno ocorre todos os anos, ou seja, quando a atmosfera  terrestre encontra resquícios espaciais pelo trajeto do cometa. A chuva de meteoros não oferece riscos para a Terra.

Chuva de meteoros, detritos deixados do cometa Harley, acontecerá na próxima madrugada. Observadores poderão acompanhar do Brasil.
Chuva de meteoros, detritos deixados do cometa Halley, acontecerá na próxima madrugada. Observadores poderão acompanhar do Brasil.

Leia em destaque: A história de Williamina Fleming, de empregada doméstica à astrônoma.

O evento irá ocorrer até o próximo dia 28 de maio, mas o pico acontece na próxima madrugada, a partir das 2h da manhã até o amanhecer.

Para observar não é necessário utilizar equipamentos especiais, apenas observar o céu durante um tempo. Para uma melhor observação o ideal é estar em um local com pouca luminosidade noturna. Vale lembrar que é necessário ter um pouco de paciência para a observação, já que os picos ocorrem em momentos alternados, e qualquer distração o observador poderá não acompanhar o evento.

No geral, os meteoros não causam transtornos para a Terra,  já que eles se queimam ao entrar em contato com o oxigênio durante  a queda.

Para quem gosta de observar os eventos espaciais, na próxima segunda-feira (9), será possível observar da Terra o trânsito do planeta Mercúrio entre a Terra e o Sol. Assim sendo, será possível observar um mini-eclipse entre as 8h12 e as 15h42. No Brasil também será possível acompanhar o evento, que ocorrer 14 vezes por século.

Comentários
Carregar comentários