O FBI descobriu um golpe que estava sendo aplicado desde 2013. Através dele, empresas perderam bilhões de dólares em razão de esquemas em que os criminosos se passavam por executivos das empresas e enviam e-mail solicitando aos funcionários que fizessem transações bancárias, estas, que eram controladas pelos farsantes.

De acordo com as autoridades, o golpe, intitulado como "comprometimento de e-mails empresariais" arrecadou mais de US$ 2,3 bilhões durante o período de outubro de 2013 e fevereiro de 2016.


FBI alerta sobre golpe aplicado desde 2013 que já roubou bilhões de dólares. 

O golpe foi praticado em ao menos 79 países, e envolveu cerca de 17.642 negócios de todos os patamares, disse o FBI no alerta emitido em seu site.

Desde janeiro de ano passado, houve um aumento de 270% no número de vítimas identificadas. De acordo com os agentes a técnica é uma "fraude financeira crescente mais sofisticada que qualquer esquema similar conhecido pelo FBI, que resultou em perdas de bilhões de dólares em todo o mundo".

"Eles pesquisam os funcionários que gerenciam o dinheiro e usam linguagem específica para a companhia que está sendo alvo, depois requerem uma transferência eletrônica fraudulenta pedindo quantias em dólares que transparecem legitimidade", diz o alerta.

Já era de conhecimento dos agentes e também de especialistas de segurança que o comprometimento de e-mails empresariais estava aumentando, porém, nunca havia sido feita uma avaliação real do prejuízo.

"É um crime com baixo risco e alta recompensa. Isso vai continuar a piorar antes de melhorar", disse o ex-promotor federal Tom Brown, em Manhattan.