O FBI, há pouco tempo, encontrou um meio para desbloquear um iPhone 5c usado por um dos atiradores do massacre de San Bernardino. O órgão havia entrado na Justiça para que a Apple desbloqueasse o aparelho, porém, ela não fez. Por esta razão, eles encontraram um meio próprio de desbloqueio. No entanto, em recente declaração, o FBI afirmou que o método secreto de desbloqueio usado no iPhone 5c não funciona em modelos mais recentes.


                               FBI conseguiu desbloquear iPhone 5c de criminoso, porém, disse que é impossível destravar modelos mais novos com a mesma técnica.                                   

"Temos uma ferramenta que funciona em uma parcela estreita de celulares", disse o diretor do FBI James Comey em uma conferência sobre criptografia e vigilância realizada em uma universidade dos Estados Unidos, na quarta-feira (6).

De acordo com Comey, a mesma técnica também não funciona no iPhone 5s e nos modelos iPhone 6 e 6s. Vale notar que o iPhone 5c, que foi lançado em 2013, foi descontinuado pela Apple.

Após afirmar que conseguiu desbloquear o aparelho da Apple, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos retirou a ação judicial que movia contra a Apple, na tentativa de destravar o aparelho.

O Departamento de Justiça, em outro caso, também havia solicitado à Apple que desbloqueasse um iPhone 5s que estava relacionado a uma investigação sobre drogas.

De acordo com uma fonte, caso o governo insista com a Apple no desbloqueio de aparelhos, a empresa poderá solicitar ao governo que revele a técnica usada para destravar o iPhone 5c do criminoso.