A onda começou gloriosamente com a Motorola, lá em 2013, com a primeira edição do Moto X. O aparelho evoluiu e dá para ver este grande crescimento no artigo com os 5 top smartphones da Motorola. Inicialmente usado apenas pela marca sob nome de Moto Tela, parece que a ideia brilhou aos olhos das concorrentes, como podemos ver recentemente no Mobile Wolrd Congress 2016, quando Samsung e LG lançaram novos modelos de seus respectivos top de linha - Galaxy S7/S7 Edge e LG G5. Ambos chegam com a tecnologia conhecida por "Always on".

Mas os desenvolvedores de apps não perdem tempo, não é mesmo? Assim como muitos criam launchers que simulam o Android mais atualizado, outras que dão uma cara diferente para cada celular sem falar dos aplicativos que imitam ferramentas úteis para nosso dia a dia - aqui no Oficina você tem uma seção só de dicas e tutoriais sobre Apps, confira! É exatamente isso que o desenvolvedor Artem Chepurnoy fez com o AcDisplay, um app que reproduz as notificações do smartphone com a tela 'desligada'. Achei a ideia interessante e resolvi testar.

AcDisplay

Já de inicio fiz uma pesquisa para ver se havia outros concorrentes do mesmo nível. Não encontrei nenhum que fosse tão "soft" que o AcDisplay. Fiz download.

Logo depois de instalar o aplicativo, para configurar são necessárias algumas autorizações nas configurações do celular. A primeira delas liga as notificações do app. No canto superior direito você encontra algumas opções, como "Enviar notificação de teste", "Configurações", "Doar", "Feedback" e "Sobre".

Selecionando "Enviar notificação de teste" você, óbvio, recebe um teste, como na imagem abaixo.

Dentro da tela de configurações, temos algumas possibilidades, como as opções da Tela de Bloqueio, Moto Ativo, Notificações, Interface, Aplicativos e Mais…

Nas configurações de Tela de bloqueio, você pode "ligar" a opção. Para ativar, é necessário permitir que o app tenha acesso ao sistema. Com o modo ativo ligado, o app está sempre pronto para o "combate". Já nas notificações, você dá autorização para ligar sua tela sempre que receber uma notificação.

O resultado está aí:

Resta saber se o AcDisplay não drena a bateria do smartphone em demasia. Prometo avaliar nos próximos dias e retorno aqui para entregar o relatório definitivo. Até lá, recomendo o uso do app. Um abraço.