Na quarta-feira (6), o governo do Reino Unido anunciou que está organizando um comitê internacional para poder estabelecer os "eGames" para se tornarem uma nova forma de competição ao lado dos esportes tradicionais. Com isso, os esportes eletrônicos serão inseridos nas Olimpíadas.

O primeiro evento a contar com essa nova modalidade será a edição das Olimpíadas de 2016, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 de agosto.


                                       Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, deverá contar com competição de games.                                              

Mesmo com toda a mobilização para incluir as competições de vídeo game nos jogos olímpicos, os participantes dos eGames não receberão premiações em dinheiro. As disputas acontecerão em dois dias durante as Olimpíadas Rio 2016, com quatro times para competição:  eTeam Britain, eTeam Canadá, eTeam EUA e o eTeam Brazil. Os melhores times receberão medalhas, mesmo não sendo oficiais.

A competição, mesmo ocorrendo dentro das olimpíadas, acontecerá separada do evento principal e não terá envolvimento direto com a organização oficial.

Até então, nenhum jogo foi confirmado para a disputa dos eGames. De acordo com o site oficial da competição, um anúncio será feito entre abril e maio com mais informações sobre os jogos oficiais, que contarão com títulos individuais e em equipe.