Para garantir a segurança das conversas de seus usuários, na tarde desta terça-feira (05) o WhatsApp começou a notificar os aparelhos com seu aplicativo com uma pequena mensagem avisando que uma criptografia de ponta-a-ponta protege as informações enviadas e recebidas por ele.

Com tal tecnologia, o trafego de informações entre os usuários estaria protegido e nem mesmo o WhatsApp teria acesso as mensagens e ligações trocadas entre aparelhos em que o aplicativo esteja instalado. A decisão de aplicar o novo recurso pode ter sido aplicada para prevenir complicações judiciais com o próprio WhatsApp.

Não sabe o que é criptografia? Clique aqui e descubra!

Ao enviar uma mensagem a um contato, uma mensagem aparece com o seguinte aviso: "As mensagens que você enviar para esta conversa e ligações agora são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Toque para mais informações".

Para ativar o recurso de criptografia, basta o usuário clicar sobre a mensagem, depois clicar em "Confirmar" e então sobre "escanear código". Depois, posicione o QR Code do WhatsApp do seu amigo na câmera que a ação será automaticamente confirmada. É preciso repetir este processo com cada contato que você queira ter suas conversas criptografadas.

O recurso surgiu para colocar um ponto final nas discussões sobre a privacidade dos usuários do WhatsApp, principalmente depois da notícia da prisão do vice-presidente Diego Dzodan, que, segundo constataram informações policiais, teria descumprido ordens judiciais que exigiam a quebra do sigilo de mensagens de alguns usuários da rede social que eram acusados de crime organizado e tráfico de drogas.