No sábado, o programa AlphaGo, desenvolvido pela empresa DeepMind, que foi adquirida pelo Google ainda em 2014, venceu a terceira partida contra o sul-coreano Lee Sedol, um dos gênios do jogo de tabuleiro chinês Go. A partida durou pouco mais de quatro horas. No final, Lee apenas disse: "Eu me senti impotente".


O Go é um jogo milenar que surgiu na China. Os oponentes precisam preencher os espaços do tabuleiro. As peças são brancas ou pretas.

Através da vitória do AlphaGo, um grande salto na evolução das técnicas de inteligência artificial. Muitos especialistas ainda duvidavam que a máquina pudesse vencer o homem no tabuleiro do Go.

Em 1997, o computador Deep Blue, da IBM, foi responsável por derrotar o enxadrista russo Garry Kasparov. Porém, para que a máquina alcançasse os mestres do Go, foram necessários quase 20 anos.


                                       Jogador e máquina se encontram. Especialistas não acreditavam que Lee pudesse ser derrotado.                                                       

O Go foi criado na China há mais de 4.000 nos, e possui regras teoricamente simples. Assim, no tabuleiro, os jogadores precisam colocar de forma alternada as peças brancas e negras nas interseções livres. O objetivo é dominar a maior parte do tabuleiro. Cada jogador, ainda, precisa escolher entre colocar as peças juntas, protege-las de possíveis capturas ou ainda deixar que fiquem separadas com a finalidade de ocupar mais espaço no tabuleiro.