Minha mãe foi professora por vários anos, sempre gostou de dar aulas, e isso acabou passando pra mim. Não sou professor universitário, nem professor de educação regular, simplesmente compartilho meus conhecimentos por hobby e por ter a certeza de que quanto mais eu compartilho o que sei, mais eu aprendo.

Por isso, eu adoro escrever, responder a dúvidas nos grupos de discussão pela internet, dar palestras, cursos presenciais, enfim, tudo o que envolve o "compartilhar de conhecimento".

Nas útimas semanas eu tenho estado mais ativo do que o normal em grupos de discussão no Facebook, e tenho percebido um volume muito grande de dúvidas sendo postadas onde a solução é extremamente simples, basta um pouco de raciocínio lógico e conheicmento da linguagem de programação utilizada para resolver o problema.

Raciocínio lógico é um modo de pensar que ajuda a resolver um problema ou chegar a uma conclusão sobre determinado assunto."Em se tratando de programação, o raciocínio lógico é o que vai levar o programador a desenvolver um algoritmo consistente para a resolução de um problema ou criação de um recurso dentro de uma aplicação.

Nessa minha caminhada de 10 anos trabalhando com programação, e compartilhando conhecimento, eu já vi e li muita coisa, muito código, mas ultimamente tenho me sentido incomodado ao ver os jovens programadores se esquecendo da lógica de programação, do raciocínio lógico, e preocupados em aprender a utilizar um framework até mesmo antes de aprender a linguagem de programação usada naquele framework.

Se o programador não consegue desenvolver um raciocínio lógico, fica complicado implementar um algoritmo por mais simples que ele seja. Se não conhece a linguagem de programação, não vai conseguir utilizar um framework extraindo o máximo que ele tem pra oferecer. Sem essa combinação não dá pra ser um bom programador.

"Não tem lógica" um programador não ter domínio de raciocínio lógico, e consequentemente lógica de programação, pois ele é o requisito fundamental. A lógica de programação nada mais é do que a aplicação do raciocínio lógico através de uma linguagem de programação, seja ela qual for.

[CURSO]120[/CURSO]

Se você já é um programador e tem conhecimento de raciocínio lógico, lógica de programação e uma ou mais linguagens de programação, não se esqueça de aprimorar sempre esses conhecimentos. Quanto melhor você for em raciocínio lógico e e tiver maior domínio sobre a linguagem de programação, melhor será o seu desempenho e você poderá utilizar com sucesso qualquer framework da linguagem ou das linguagens que conhecer.

Agora, se você está pensando em começar a estudar programação, a primeira coisa a estudar e exercitar é o raciocínio lógico, depois comece a estudar uma linguagem de programação, e aplicar esses 2 conhecimentos, pra então você começar a estudar um framework. Por esse caminho você com certeza você terá menos dificuldades durante a escrita de seus algoritmos.

Para ilustrar o que foi dito acima, veja a imagem abaixo, gentilmente cedida pelo site Vida de Programador.


iLógica de Programação