Não tem lógica essa falta de lógica

Nesse artigo falo um pouco sobre a falta de conhecimento de lógica de programação da nova geração de programadores, e dou dica sobre o caminho ideal a ser seguido.

Por Programação Pular para comentários
Não tem lógica essa falta de lógica

Minha mãe foi professora por vários anos, sempre gostou de dar aulas, e isso acabou passando pra mim. Não sou professor universitário, nem professor de educação regular, simplesmente compartilho meus conhecimentos por hobby e por ter a certeza de que quanto mais eu compartilho o que sei, mais eu aprendo.

Por isso, eu adoro escrever, responder a dúvidas nos grupos de discussão pela internet, dar palestras, cursos presenciais, enfim, tudo o que envolve o "compartilhar de conhecimento".

Nas útimas semanas eu tenho estado mais ativo do que o normal em grupos de discussão no Facebook, e tenho percebido um volume muito grande de dúvidas sendo postadas onde a solução é extremamente simples, basta um pouco de raciocínio lógico e conheicmento da linguagem de programação utilizada para resolver o problema.

Raciocínio lógico é um modo de pensar que ajuda a resolver um problema ou chegar a uma conclusão sobre determinado assunto."Em se tratando de programação, o raciocínio lógico é o que vai levar o programador a desenvolver um algoritmo consistente para a resolução de um problema ou criação de um recurso dentro de uma aplicação.

Nessa minha caminhada de 10 anos trabalhando com programação, e compartilhando conhecimento, eu já vi e li muita coisa, muito código, mas ultimamente tenho me sentido incomodado ao ver os jovens programadores se esquecendo da lógica de programação, do raciocínio lógico, e preocupados em aprender a utilizar um framework até mesmo antes de aprender a linguagem de programação usada naquele framework.

Se o programador não consegue desenvolver um raciocínio lógico, fica complicado implementar um algoritmo por mais simples que ele seja. Se não conhece a linguagem de programação, não vai conseguir utilizar um framework extraindo o máximo que ele tem pra oferecer. Sem essa combinação não dá pra ser um bom programador.

"Não tem lógica" um programador não ter domínio de raciocínio lógico, e consequentemente lógica de programação, pois ele é o requisito fundamental. A lógica de programação nada mais é do que a aplicação do raciocínio lógico através de uma linguagem de programação, seja ela qual for.

Se você já é um programador e tem conhecimento de raciocínio lógico, lógica de programação e uma ou mais linguagens de programação, não se esqueça de aprimorar sempre esses conhecimentos. Quanto melhor você for em raciocínio lógico e e tiver maior domínio sobre a linguagem de programação, melhor será o seu desempenho e você poderá utilizar com sucesso qualquer framework da linguagem ou das linguagens que conhecer.

Agora, se você está pensando em começar a estudar programação, a primeira coisa a estudar e exercitar é o raciocínio lógico, depois comece a estudar uma linguagem de programação, e aplicar esses 2 conhecimentos, pra então você começar a estudar um framework. Por esse caminho você com certeza você terá menos dificuldades durante a escrita de seus algoritmos.

Para ilustrar o que foi dito acima, veja a imagem abaixo, gentilmente cedida pelo site Vida de Programador.

iLógica de Programação
iLógica de Programação

Compartilhe com seus amigos:

Recomendações do editor:

Jonathan Lamim
Jonathan Lamim Empreendedor digital, ex-programador (decidi abandonar a carreira após 12 anos), especialista em marketing de conteúdo e agora atuando exclusivamente com Marketing Digital, em projetos de Marketing de Conteúdo, produção de conteúdo para internet, além de escrever ebooks e criar cursos ligados ao marketing digital de um modo geral.
FACEBOOK // TWITTER: @jonathanlamimkt
Quer conversar com o(a) Jonathan, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Programação
  • Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Google usa Mulher-Maravilha para ajudar meninas a programar

    Meninas ganham um incentivo extra na hora de aprender a programar, a Mulher-Maravilha.

  • Criando um cadastro de usuário em Java

    Criando um cadastro de usuário em Java

    O objetivo deste artigo é desenvolver uma aplicação em JSE (Java Standard Edition) de inserção de dados utilizando alguns padrões de projeto.

  • Quer aprender PHP? Saiba mais

    Quer aprender PHP? Saiba mais

    Chegou o tão aguardado curso online de PHP do Oficina da Net. Você não pode perder. PHP é uma das linguagens mais usadas no mundo. Os conteúdos que vou mostrar no curso, são exatamente o que você precisa saber para iniciar sua carreira como programador.

  • Formulário de contato em php

    Formulário de contato em php

    Guia do PHP: Aprenda a fazer um formulário em PHP que envia via SMTP autenticado o e-mail para um destinatário.

  • Como fazer um GIF?

    Como fazer um GIF?

    Aprenda a criar um GIF animado de vídeos. Descubra como criar os GIFs, imagens animadas que você vê em na internet.

  • O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    O que priorizar na hora de escolher o hosting para seu site?

    Com o crescimento das ofertas na web, saiba o que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa de hosting para seu empreendimento

  • O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    O que preciso fazer para criar um aplicativo?

    Temos visto que desenvolver aplicativos que visam o mercado mobile pode ser mais que uma alternativa rentável, pode colocá-lo no topo, deixá-lo rico. Mas nem tudo são flores, e o aspirante a desenvolvedor de app precisa seguir algumas regras.

  • WEBINAR 3.9

    WEBINAR 3.9

    Venha para o Maker e descubra como tornar o seu negócio mais competitivo.