Não tem lógica essa falta de lógica

Nesse artigo falo um pouco sobre a falta de conhecimento de lógica de programação da nova geração de programadores, e dou dica sobre o caminho ideal a ser seguido.

Por | @jonathanlamimkt Programação

Minha mãe foi professora por vários anos, sempre gostou de dar aulas, e isso acabou passando pra mim. Não sou professor universitário, nem professor de educação regular, simplesmente compartilho meus conhecimentos por hobby e por ter a certeza de que quanto mais eu compartilho o que sei, mais eu aprendo.

Por isso, eu adoro escrever, responder a dúvidas nos grupos de discussão pela internet, dar palestras, cursos presenciais, enfim, tudo o que envolve o "compartilhar de conhecimento".

Nas útimas semanas eu tenho estado mais ativo do que o normal em grupos de discussão no Facebook, e tenho percebido um volume muito grande de dúvidas sendo postadas onde a solução é extremamente simples, basta um pouco de raciocínio lógico e conheicmento da linguagem de programação utilizada para resolver o problema.

Raciocínio lógico é um modo de pensar que ajuda a resolver um problema ou chegar a uma conclusão sobre determinado assunto."Em se tratando de programação, o raciocínio lógico é o que vai levar o programador a desenvolver um algoritmo consistente para a resolução de um problema ou criação de um recurso dentro de uma aplicação.

Nessa minha caminhada de 10 anos trabalhando com programação, e compartilhando conhecimento, eu já vi e li muita coisa, muito código, mas ultimamente tenho me sentido incomodado ao ver os jovens programadores se esquecendo da lógica de programação, do raciocínio lógico, e preocupados em aprender a utilizar um framework até mesmo antes de aprender a linguagem de programação usada naquele framework.

Se o programador não consegue desenvolver um raciocínio lógico, fica complicado implementar um algoritmo por mais simples que ele seja. Se não conhece a linguagem de programação, não vai conseguir utilizar um framework extraindo o máximo que ele tem pra oferecer. Sem essa combinação não dá pra ser um bom programador.

"Não tem lógica" um programador não ter domínio de raciocínio lógico, e consequentemente lógica de programação, pois ele é o requisito fundamental. A lógica de programação nada mais é do que a aplicação do raciocínio lógico através de uma linguagem de programação, seja ela qual for.

Se você já é um programador e tem conhecimento de raciocínio lógico, lógica de programação e uma ou mais linguagens de programação, não se esqueça de aprimorar sempre esses conhecimentos. Quanto melhor você for em raciocínio lógico e e tiver maior domínio sobre a linguagem de programação, melhor será o seu desempenho e você poderá utilizar com sucesso qualquer framework da linguagem ou das linguagens que conhecer.

Agora, se você está pensando em começar a estudar programação, a primeira coisa a estudar e exercitar é o raciocínio lógico, depois comece a estudar uma linguagem de programação, e aplicar esses 2 conhecimentos, pra então você começar a estudar um framework. Por esse caminho você com certeza você terá menos dificuldades durante a escrita de seus algoritmos.

Para ilustrar o que foi dito acima, veja a imagem abaixo, gentilmente cedida pelo site Vida de Programador.

Não tem lógica essa falta de lógica
iLógica de Programação

DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.