Como fazer backup no Android

Que tal conferir um passo a passo para fazer backup com aplicativo ou de forma manual no seu smartphone Android.

Por | @oficinadanet Smartphones

Se você tem um pouco de conhecimento sobre tecnologia, sabe que o backup é extremamente útil para um usuário. Então criamos este guia com as principais dúvidas e também os apps mais indicados para backup do seu smartphone Android.

O que é backup?

O backup é uma forma de manter seus dados, contatos, mensagens, fotos e aplicativos. Através do backup é possível manter suas informações protegidas. Geralmente o backup é útil quando será reinstalado o sistema, quando for feita a instalação de uma nova ROM, ou outro processo que possa trazer risco para as informações que estão no dispositivo.

Cópia de segurança do Google

Uma forma de manter seus dados a salvo é pelo recurso nativo do Google. Esta função pode ser utilizada nas configurações do Android, encontrando a opção “Fazer backup e redefinir”.

Como fazer backup no Android
Reprodução

Com esta ferramenta é possível fazer o backup de dados, senhas de Wi-Fi entre outros antes de redefinir seu smartphone. Além disso, o backup pode ser feito na conta Google ativa no seu dispositivo.

Apps para backup

Para os usuários que optaram por utilizar outro app, na Play Store é possível encontrar inúmeros programas para backup. Na loja existem alguns apps específicos, mas também outros que servem somente para backup de SMS ou outro item.

Como fazer backup no Android


Easy Backup 

O Easy Backup permite fazer backup de contatos, registros de chamadas, calendários e marcadores.

Como fazer backup no Android
Reprodução

Como usar

1. Baixe o aplicativo em seu dispositivo. Para download acesse aqui;
2. Depois abra e confirme que deseja fazer o backup;
3. Em seguida os contatos serão copiados, assim como o SMS, MMS, registro de chamadas, calendários, favoritos e agenda de contatos. No aplicativo é possível escolher as opções de sua preferência;

Como fazer backup no Android
Reprodução

4. Depois, o Easy Backup vai perguntar onde você deseja salvar seus dados;
5. O usuário pode escolher se deseja fazer o armazenamento na nuvem ou em uma pasta em seu cartão de memória;

Como fazer backup no Android
Reprodução

6. Depois nomeie o arquivo. Como padrão o Easy Backup mantêm uma pasta com título a data e horário que foi feito o backup;

Como fazer backup no Android
Reprodução

7. Depois de concluído, uma janela irá informar sobre os dados que foram transferidos.

Como fazer backup no Android
Reprodução

8. O app também permite salvar os arquivos APKs (disponíveis no smartphone), porém, não é possível salvar os dados contidos nesses aplicativos;
9. Para isto, basta selecionar os aplicativos que deseja salvar;

Como fazer backup no Android
Reprodução

10. Para restaurar os aplicativos clique na aba “Restaurar”. Nesta opção é possível escolher o que será restaurado. O app vai solicitar um backup de seu SMS e definir o Easy Backup como padrão para mensagem.

Como fazer backup no Android
Reprodução

11. Depois será feito o backup do arquivos que irá restaurar;
12. Para restaurar vá ao menu principal em “Aplicações Ferramentas” e clique na guia “Arquivo”;
13. Nesta opção o usuário irá visualizar a lista de APKs salvos. Em seguida basta selecionar quais irá restaurar e depois clicar em “Instalar”.


Helium

Como fazer backup no Android
Reprodução

O Helium é outra ferramenta útil para cópias de segurança. Com o app é possível fazer cópias de aplicativos e dados. Caso ocorra algo com seu smartphone é possível restaurar todos os dados e aplicativos. As cópias podem ser feitas na memória interna ou cartão microSD, e na versão Premium existe armazenamento para a nuvem exclusivo.

Como usar

1.  Baixe o aplicativo para o Android e PC e instale. Para download acesse aqui;
2.  Ligue o seu smartphone ao PC através de um cabo USB;
3.  Com a depuração USB ativada, mude para modo de conexão USB para PTP (modo de conexão da câmera), lembrando que é preciso permitir que o seu computador tenha acesso ao Android;
4.  Quando ocorrer a conexão, uma janela com sinal verde será aberta;

Como fazer backup no Android
Reprodução

5.  No Android também será exibida a confirmação, assim o usuário já pode desconectar o seu smartphone do PC;

Dica: caso reinicie o seu aparelho será necessário reativar a conexão com o PC.

Backups do seu Android com o Helium

1.  No aplicativo existem as guias “Copiar” e “Restauração e Sincronizar”. A primeira faz o backup e a outra restaura as cópias;
2.  Para iniciar, selecione os apps, e clique em “Selecionar”;

Como fazer backup no Android
Reprodução

3.  Depois de selecionado caso for fazer o backup de dados selecione a opção “apenas dados de aplicativos”;
4.  Em seguida pressione o botão “Copiar” e escolha o destino (memória interna ou microSD). Na opção Premium pode ser feito o backup em uma conta do Google Drive ou Dropbox;
5.  Na guia “Restauração e Sincronizar" o usuário gerencia sua conta, além de sincronizar com outros dispositivos;
6.  Com o backup é possível criptografar com senha. Para restaurar dados criptografados use a senha para confirmar o procedimento;

Como fazer backup no Android
Reprodução

7.  Para restaurar selecione a aba “Restauração e Sincronizar”, para ter a cópia de segurança dos aplicativos é preciso selecionar o que deseja restaurar. Depois de selecionada basta pressionar o botão “Restaurar”.

Backup de conversas do WhatsApp

Para salvar as conversas antigas e restaurá-las vá em Configurações > Configuração de conversas > Salvar conversas e habilitar essa opção. Depois de conectar o seu dispositivo no PC acesse os dados na pasta WhatsApp > Banco de dados. O backup é salvo com data e horário e pode ser copiado para o computador, para isto feche o WhatsApp no seu dispositivo Android.

Como fazer backup no Android
Reprodução

Em todo caso é possível fazer o backup manualmente, basta transferir seus dados para o cartão SD, inseri-lo em um PC ou notebook e colar os arquivos.

Para iniciantes

Para o iniciante que possui dúvida de como fazer o backup, coloque seu aparelho Android em um cabo USB e conecte-o em um PC ou notebook. Depois abra a unidade do smartphone, copie e cole os arquivos e pastas para o local desejado dentro do computador. Outra dica é copiar a pasta onde este backup é realizado com a data do dia, assim você mantêm todos os arquivos ordenados.

Você costuma fazer backup de seus dados no smartphone? Deixe seu comentário.

Mais sobre: Android, mobile, apps
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.