O que parecia estar presente somente em desenhos animados e filmes de ficção científica pode acontecer antes mesmo do esperado. Os carros voadores já existem, e começarão a ser testados em breve.

A responsável por eles é a empresa americana Terrafugia, que anunciou que irá começar os testes do primeiro carro voador do mundo.

O que estava faltando era uma autorização da FAA (sigla em inglês para agência que regula o espaço aéreo americano), que liberou o espaço aéreo para experimentações do carro voador.

Porém, a empresa terá que avisar sempre que for realizar os testes com o seu carro, para evitar qualquer tipo de acidente. Inicialmente, os testes começarão com um protótipo 10 vezes menor que um carro deve ter. O veículo também é não tribulado.

O modelo foi projetado para voar mais de 120 metros de altura, atingindo 160 Km/h. No entanto, a versão final do carro deverá ser ainda mais rápida. Conforme o vídeo de divulgação, o automóvel deverá ultrapassar os 320 Km/h, podendo cobrir até uma área de 500 quilômetros de extensão por voo.

Batizado de TF-X, o modelo foi imaginado para ser usado por até quatro pessoas, e ainda poderá ser guardado em uma garagem convencional. Além disso, há toda a preocupação com a natureza, já que utiliza baterias e não combustível fóssil.

No entanto, para quem já ficou animado, saiba que a novidade poderá demorar mais alguns anos para chegar , já que a empresa está na fase inicial de testes. O automóvel voador deverá chegar ao mercado somente daqui 8 ou 12 anos.

"Por conta das configurações não convencionais do TF-X, é vital alcançar o equilíbrio com modelos menores, antes de fazer um protótipo com escala real", afirma o comunicado oficial.

O valor do carro será compatível com o de um carro luxo. Confira o vídeo lançado pela empresa: