Mark Zuckerberg, como bem sabemos, é um homem empreendedor. Atualmente, o CEO do Facebook vem chamando a atenção na mídia por conta de suas mensagens e fotos com a família. Recentemente, ele se tornou pai de uma menina, e em razão de uma foto trocando fraldas da filha Max, ele recebeu o título de pai mais clichê da rede social.

Iniciante na paternidade, imaginamos que Zuckerberg e sua mulher já pensam no futuro da sua filha. Porém, ainda é muito cedo para saber se ela seguirá os passos do pai.

Vale notar que o empreendedorismo já está na família da pequena Max, já que seu avô também é do meio. O dentista Edward Zuckerberg forneceu várias dicas de como criar os filhos para o mundo do empreendedorismo.

O site Inc.com selecionou algumas dicas. Confira os conselhos do pai de Mark Zuckerberg:

1. Lidere pelo exemplo

Edward Zuckerberg é um dentista e ainda hoje ele e a mulher, Karen, tocam um consultório em Nova York. Assim, o jovem Mark passou a infância e a adolescência vendo os pais criarem seu próprio negócio - que também tinha uma série de equipamentos tecnológicos.

Edward conta que seus filhos cresceram indo ao escritório, o que fez com que eles ficassem expostos a computadores por bastante tempo. "Isso com certeza estimulou o interesse de Mark pela tecnologia", afirmou o pai do empreendedor.

2. Dê segurança aos seus filhos

Você já deve ter visto alguns casos de empreendedores que criaram seu negócio sem ter nenhum apoio - seja ele financeiro ou emocional. Porém, o mais comum é que quem tenha um suporte seja mais inclinado a tomar riscos.Edward Zuckerberg decidiu criar esse colchão antes mesmo de se casar: mesmo gostando muito de computadores, decidiu cursar odontologia, considerada uma carreira estável e lucrativa.

3. Descubra e desenvolva os interesses deles

Um conselho que Edward Zuckerberg aprendeu com sua esposa é não direcionar o modo de vida dos filhos. Pelo contrário: é preciso reconhecer quais são suas habilidades e ajudar no desenvolvimento dessas paixões. Como exemplo, o pai ensinou Mark Zuckerberg a programar no microcomputador Atari 800.

4. Mostre orgulho dos seus filhos

Ao falar sobre Mark para uma rádio local, Edward Zuckerberg o descreveu como "um bom estudante", "com uma afinidade especial para matemática e ciências". Também contou que ele é "um cara quieto" e que "não gosta de se gabar de suas realizações."

Tudo isso para dizer que todo pai deve mostrar que se importa com seus filhos. "Eu tenho orgulho do que ele conseguiu, assim como tudo que todos os meus filhos já conquistaram."

5. Estabeleça limites (e cumpra)

Ainda em sua entrevista para a rádio, Edward afirma que é preciso que os pais tenham uma postura que diga imediatamente aos filhos desobedientes que "esse é um comportamento que não será tolerado". "Se você compartilhar seu desgosto sobre certas atitudes logo no começo das vidas dos seus filhos, eles já saberão como você se sente sobre certos assuntos", diz o dentista.

6. Porém, também incentive a hora da brincadeira

Nem tudo é disciplina. Edward conta que o fundamental é saber equilibrar regras com espaços para a criatividade. "Eu acho que extremos, em qualquer forma de ser um pai, não são bons. Crianças precisam ser versáteis. Tem um momento para trabalhar e outro momento para brincar", afirma o dentista, também em entrevista a uma rádio local.

7. Leve o equilíbrio também para sua vida

Assim como os filhos, pais também precisam equilibrar tarefas e lazer. Ao ser perguntado se a esposa trabalhava quando os filhos eram pequenos, o dentista respondeu que Karen "agia como a Mulher-Maravilha." "Nós tínhamos uma situação única porque nosso consultório era em casa, e eu recomendo fortemente essa situação, se sua profissão for compatível com isso."

Fonte: Exame