Nesta segunda-feira (14), o Google, através do seu Doodle, está homenageando o guru indiano do ioga BKS Iyengar (1918-2014). Ele é fundador de um dos ramos mais estendidos no Ocidente. A data marca o seu 97ª aniversário, caso estivesse vivo.

BKS Iyengar nasceu na Índia em 1918 e foi responsável por publicar diversos livros como "The Path to Holistic Health" (ou "O caminho para a saúde holística", em português) e "Light on Yoga" (Luz no ioga).  Iyengar faleceu no dia 20 de agosto do ano passado, em Puna (Índia), aos 95 anos.

A gigante das buscas destacou a "profunda espiritualidade" de Iyengar, um "pioneiro" responsável por exportar o ioga do ocidente através de um estilo "marcado por um tremendo controle e disciplina".

"Se dizia que inclusive aos 80 anos, BKS Iyengar podia permanecer durante meia hora apoiado sobre sua cabeça" em postura vertical, disse o Google em seu site sobre o "Doodle".

Hoje, as letras do Google foram substituídas pelo guru realizando algumas posturas de ioga, denominadas "asanas".

O ioga é uma cultura milenar que teve sua origem nas antigas "vedas" (que significa "sabedoria"), as escrituras hindus e que formam a base da religião hindu.

BKS Iyengar expôs os seus conhecimentos sobre a disciplina em 14 livros. Assim também surgiu a "Bíblia do ioga", conhecida obra traduzida em 17 idiomas.

"O ioga nos ensina a curar o que necessita ser superado e a superar o que não pode ser curado", sentenciou o guru em alguma ocasião.

B.K.S. Iyengar iniciou o ioga aos 16 anos, através dos ensinamentos do guru Sri T. Krishnamacharya. Ele chegou a ensinar para o primeiro presidente da Índia, Dr. Rajendra Prasad, o ex-vice presidente da Indonésia, Dr. Mohammad Hatta e o papa Paulo VI.