A recente atualização no Instagram para Android possui recursos semelhantes aos já conhecidos das novas versões do iPhone com 3D Touch. O recurso traz novas funcionalidades conforme a pressão de toque dos usuários.

Nesta versão do Android, o recurso só pode ser usado dentro do aplicativo do Instagram e o usuário precisa tocar e segurar em uma tela por alguns segundos para que surja as opções.

A novidade funciona de modo simples e prático. Assim, quando o usuário quiser ver o perfil de alguém ou mesmo uma hashtag, por exemplo, basta tocar e segurar no link por alguns segundo e com isso o "3D Touch" é ativado. Ele mostra os detalhes, bem como o aplicativo para iPhone exibe.

Ainda é possível realizar opções rápidas como seguir o usuário ou mesmo enviar uma mensagem privada sem a necessidade de abrir o perfil por completo. O usuário ainda pode curtir as fotos de um perfil que está sendo visualizado.

Porém, diferentemente do iPhone, nenhum atalho é exibido ao pressionar o ícone do Instagram no Android, já que é uma característica do 3D Touch da Apple e não do aplicativo. Assim sendo, há diferenças entre a versão do Android se comparada ao 3D Touch da Apple.

No iPhone, para ativar a função é necessário pressionar com mais força. Já no Android, basta pressionar por mais tempo. No iPhone o recurso está disponível em vários aplicativos, no Android, por sua vez, o recurso está disponível apenas no aplicativo de fotos.

O novo recurso do Instagram está disponível na versão 7.13.0 do aplicativo, que está sendo liberado de forma gradual para todos os usuários do sistema.