Para quem é fã de esportes, uma novidade. O YouTube irá transmitir ao vivo a Copa Del Rey da Espanha para 17 países, incluindo o Brasil. A Liga Espanhola e a MediaPro, que é responsável pela comercialização dos direitos televisivos, anunciaram a nova emissora e ainda sinalizaram a transmissão online do esporte.

Infelizmente, a transmissão dos jogos não será gratuita. Na Europa, por exemplo, serão cobrados 5 euros por partida ou 20 euros pelo torneio inteiro. O início da transmissão será nessa quarta-feira, e como estreia a disputa entre Barcelona e Villanovense. Ainda não se sabe qual o valor cobrado no Brasil para acompanhar as transmissões.

Vale notar que esta não é a primeira vez que o YouTube realiza transmissões de esportes. Em 2014, por exemplo, o canal transmitiu o circuito mundial de surfe.

Recentemente o YouTube anunciou o YouTube Red, uma versão paga para conteúdos exclusivos. O torneio espanhol não entra nessa modalidade, já que, por enquanto, a ferramenta está restrita apenas aos Estados Unidos.

Com a entrada do Google no setor esportivo poderá representar uma mudança na negociação dos direitos de transmissão de esportes no Brasil e no mundo. Até então, as empresas de televisão dominavam o mercado, e disputavam para decidir quem compraria determinados campeonatos, e até com exclusividade de transmissão. Sendo assim, em muitos casos o consumidor era obrigado a comprar um jogo ou mesmo assinar um canal específico para poder acompanhar a transmissão de algum evento.

A partir de agora, com a transmissão ao vido de jogos através da internet, mas especificadamente, do YouTube, os telespectadores poderão ficar longe de suas TVs.  Acredito que todos podem sair com essa nova modalidade.

Fonte: Máquina do Esporte