Nesta quinta-feira (22), o Instagram lançou mais um aplicativo, o Boomerang. O novo aplicativo é capaz de tirar várias fotos em sequência e usar as imagens para criar uma espécie de vídeo animado, semelhante a um GIF.

O Instagram já é dono do Hyperlapse e também do Layout. O Hyperlapse é um serviço que desenvolve time-lapses, e com o Layout é possível realizar colagens em fotos.

A única diferença dos vídeos criados pelo aplicativo em relação a um GIF é que eles ficam em um vai e volta sem fim. Assim, não há um começo, nem meio e nem fim, como em uma animação convencional.

Através do Boomerang é possível fotografar tanto no modelo paisagem quanto retrato. Além disso, também é possível compartilhar a criação no Instagram.

O aplicativo funciona de modo bastante simples e não é preciso criar uma conta para começar a usar. Apenas é necessário escolher uma cena e pressionar o botão na interface. O tempo da animação já é pré determinado pelo Boomerang. O usuário pode escolher entre a câmera traseira ou frontal. Vale notar que o aplicativo do Instagram não captura áudio, já que está mais focado no vídeo e na experiência do compartilhamento.

No Instagram, a animação gerada pelo Boomerang tem um comportamento de vídeo normal, como se tivesse sido gravado com a câmera do celular. Ainda é possível cortar e aplicar filtros normalmente antes de qualquer publicação.

O Boomerang está disponível para Android e iOS.