Caminhamos na direção em que a internet será composta por todo tipo de sistema eletrônico e utensílios: geladeiras, veículos, gestão de energia, tudo conectado e obrigatoriamente desenvolvido para atender as evoluções da sociedade e do indivíduo. Alinhado a este cenário - da Internet das coisas [Internet Of Things, IoT] onde tudo estará interligado, estão os aplicativos móveis.

Uma presença onipresente em nosso meio, o mobile, que já controla o jeito de nos comunicarmos, desafia algumas empresas a priorizarem em sua estratégia de negócio a mobilidade. Grandes marcas que ainda não a adotaram, estão perdendo espaço para empresas menores que já ilustram casos de sucesso. Burger King e McDonalds estão, neste ponto em particular sendo superadas por empresas de menor expressão que admitiram em sua cultura o uso da tecnologia e em especial do mobile.

A adoção dos aplicativos móveis não é sucesso apenas em setores de serviços, na categoria alimentos, ou no atendimento aos clientes, mas também em outras frentes onde a interatividade é requerida e bem-vinda, como em jogos de tabuleiro, por exemplo. Em nossa região, a iniciativa de dois amigos une a conveniência da mobilidade, a desmistificação de uma das disciplinas mais temidas pelos alunos - a matemática, e o divertimento dos jogos de tabuleiro em um incrível jogo, o Slider, disponível para baixar na Play Store.


Fonte: Play Store

Como na descrição do próprio quebra-cabeça "o Slider é um jogo simples, didático, fácil e desafiador, que ajuda a desmistificar a matemática". O jogo se baseia no "15-puzzle", o quebra-cabeça do matemático nascido no século XIX, Samuel Loyd. O game pode ser um aliado dos professores no ensino da matemática, auxiliando no treinamento da memória e visão espacial.

Como não é possível ou aconselhável usar a calculadora, a solução é o cálculo mental, possibilitando ao jogador estimular o uso da criatividade na escolha dos caminhos a seguir para chegar ao valor.E para a criança que dá os primeiros passos no cálculo mental, sob a supervisão de um professor, o processo poderá ser sistematizado e eficiente. O jogo propõe ainda ao final de cada fase um divertidíssimo quebra-cabeça que mostra o Sam - uma espécie de guia do jogo, em situações reais do dia a dia.

O emprego de várias habilidades digitais unidas a algumas áreas do saber ao alcance das mãos, constituem um dos maiores atrativos deste modelo de aplicação, visto que 91% dos usuários móveis mantêm seus dispositivos ao alcance das mãos 100% do tempo.

A crescente adoção dos dispositivos móveis pelos consumidores forma o outro elo dessa equação. Mas as empresas devem estar atentas e entender que, para atrair novos clientes a partir de um novo modelo de negócio que inclui a adoção de interações móveis, deverá antes, oferecer ao cliente experiências relevantes e engajamento personalizado.