A NASA, o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins e o Instituto de Pesquisa Southwest divulgaram recentemente novas imagens de Plutão. Elas foram obtidas através do sobrevoo realizado pela sonda New Horizons há quase dois meses.

As fotos de close mostram uma vasta variedade de características da superfície do planeta. Elas exibem características diversas, como possíveis dunas, fluxos de gelo de nitrogênio e até uma rede de vales que podem ter sido formados por material que fluiu pela superfície de Plutão.

"Plutão nos está mostrando uma diversidade de formas de relevo e de complexidade dos processos que rivaliza com qualquer coisa que tenhamos visto no Sistema Solar", diz Alan Stern, principal pesquisador da New Horizons, nota divulgada pela Nasa.

As imagens foram feitas pela câmera LORRI, que capta as fotos em preto e branco, porém, posteriormente, elas são coloridas com o auxílio de dados de outra câmera presente na sonda.


Planícies geladas de Plutão.

A passagem da sonda New Horizons por Plutão aconteceu no dia 14 de julho. A sonda, à noite, manteve contato com a Terra, indicando que o encontro com Plutão havia saído conforme o planejado. No outro dia, em uma transmissão mais longa, a sonda enviou as informações captadas durante o encontro.

A sonda New Horizons foi lançada em 2006, dos Estados Unidos, a bordo do foguete Atlas. Ela percorreu durante nove anos quase cinco bilhões de quilômetros, que é a distância entre a Terra e Plutão, até chegar perto do planeta. Entes de chegar ao planeta anão, a sonda viajou até Júpiter e usou a gravidade do planeta para poder acelerar a sua velocidade. A sonda foi reativada em 2014.

As imagens só conseguiram ser capturadas a partir de sete instrumentos que estão a bordo da nave. Os dados de Plutão até a NASA demoram cerca de quatro horas e meia para serem transmitidos.

A New Horizons possui agora um novo alvo na mira: um pequeno objeto a cerca de um bilhão de milhas de distância de Plutão, no Cinturão de Kuiper.