Para quem gosta de observar o céu, mais especificadamente a Lua, não poder perder o fenômeno deste sábado. Hoje será possível acompanhar a chamada superlua, que ocorre uma Lua cheia no período antes ou depois de a Lua atingir o perigeu, isto é, o ponto mais próximo da Terra, de sua órbita.

A órbita da Lua é elíptica, assim sendo, a distância da Terra entre o satélite é variável. Perigeu é chamado para a menor distância entre a Lua e a Terra, já apogeu é o contrário, é quando a Lua está a uma distância maior do nosso planeta. No geral, o perigeu acontece quando a Lua está a uma distância de cerca de 362.600 Km da Terra e o apogeu a uma distância de 405.400 km.

Este ano teremos uma sequência de superluas. A primeira delas irá ocorrer neste sábado (29), o restante em setembro (28) e outubro (29). A primeira superlua recebe o nome de "lua do perigeu-sizígia", quando a Lua atinge sua fase cheia 20 horas após o perigeu.

"Toda vez que a Lua fica cheia perto do perigeu, ela parece 14% maior e até 30% mais brilhante. A diferença de tamanho não é tão perceptível, pois quando ela está alta no céu, não há nenhuma estrutura para comparação. Já a diferença de brilho é mais fácil de se notar", explica Cassio Barbosa, do blog Observatório.

Aos apreciadores, fica a dica de hoje. A Lua estará linda e grande! Não perca! Certamente um belo espetáculo no céu.

Para uma melhor observação, o ideal é aproveitar as primeiras horas da noite, quando a lua ainda está próxima do horizonte.