Ford testa nova tecnologia de faróis

Os carros hoje estão cada vez mais modernos e tecnológicos, pensando na segurança de seus ocupantes e das pessoas que transitam nas ruas e calçadas, a fabricante de veículos, Ford, acaba de anunciar o desenvolvimento de uma nova tecnologia de iluminação em seus automóveis.

Por | @oficinadanet Tecnologia

De acordo com a empresa norte-americana, a nova iluminação testada em seus veículos, irá permitir que o motorista possa identificar potenciais riscos na estrada durante a noite, bem como animais, ciclistas ou pedestres na pista e com isso ter uma viagem mais tranquila e segura.

Trata-se de um avançado sistema de iluminação dianteira baseado em câmeras; um desses sistemas até mesmo já é usado em carros fabricados pela Ford no Brasil, estou falando da nova linha Focus, que conta com sistema de reconhecimento de sinais de transito, denominado de “farol adaptativo”, que pode até mesmo operar com GPS.

Ford testa nova tecnologia de faróis

Mas o sistema que estamos falando ainda está em fase de testes, é o “Spot Lightning”, que conta com o auxílio de uma câmera infravermelha para captar a presença de animais, ciclistas ou pedestres na pista e assim alertar o motorista quanto ao perigo. O novo sistema em questão é capaz de identificar até oito potenciais perigos e exibir na tela do painel ou através de faróis especiais.

Leia também:

O atual sistema de iluminação dos veículos da Ford se utiliza de um avançado sistema de iluminação dianteira baseado em câmera podendo iluminar as curvas e depressões da estrada através do GPS, mas quando ele não está ligado, o sistema ainda assim reconhece esses perigos através de uma câmera de vídeo acoplada junto à base do espelho retrovisor, que identifica as marcações da pista para assim prever a direção das curvas e iluminar a área de forma mais correta, fazendo com que os faróis do veículo se adaptem a estrada automaticamente.

Já a nova tecnologia que vem sendo testada pelos técnicos da montadora, no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, na Alemanha, usa uma câmera infravermelha na grade dianteira do veículo para identificar e rastrear até oito pessoas ou animais grandes simultaneamente, projetando assim luzes na estrada através de duas lâmpadas especiais de LED instaladas ao lado do farol de neblina. Como também já descrevemos, os objetos são ainda mostrados em uma tela no painel do carro e identificados nas cores vermelha ou amarela, tudo dependendo da proximidade e do nível de perigo. É importante destacar que o sensor detecta o perigo a uma distância de até 120 metros.

Ford testa nova tecnologia de faróis

Segundo o engenheiro de pesquisa de sistema de iluminação da Ford Europa, Michael Koherr, esse sistema poderá ajudar o motorista a viajar no periodo noturno em lugares desconhecidos e ainda assim ver os riscos iminentes que a estrada poderá apresentar, onde ele destaca dizendo que: “A nova iluminação dianteira baseada em câmera irá com certeza ajudar o motorista a viajar a noite por lugares desconhecidos e ainda assim, enxergar riscos inesperados, como na rotatória, por exemplo. Essa tecnologia irá ajudar os motoristas a ver claramente as saídas e se há pedestres ou ciclistas cruzando a via”.

Para completa, Koherr, ainda destaca dizendo que: “O Spot Lighting torna mais visíveis os potenciais perigos na estrada, sejam eles quais forem”. Para entender melhor como irá funcionar esta nova tecnologia testada pela montadora, assista ao vídeo abaixo:

Mais sobre: Tecnologia Faróis Veículos
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo