Vamos ver através deste artigo as vantagens de utilizar métodos de desenvolvimento ágil de softwares, tendo como intuito principal mostrar que consumidor, fornecedor e desenvolvedores tendem somente a ganhar ao utilizar esses métodos, as empresas que utilizarem desses métodos se tornarão mais competitivas e sempre produzirão produtos com mais qualidade.

Novos produtos são criados a cada dia que passa, nos consumidores queremos sempre o melhor, e devido as crescentes pressões do mercado por inovação, os fornecedores foram atrás de buscar maneiras de sobreviver buscando produzir produtos com prazos cada vez menores, flexibilidade, melhoria no desempenho e qualidade, isso fez com que surgisse os métodos ágeis.

Métodos Ágeis

Os Métodos Ágeis surgiram através da necessidade de melhorarmos a forma como estamos desenvolvendo nossos produtos (Softwares), foca principalmente em satisfazer o cliente com produtos de qualidade.

Uma das principais práticas utilizadas, por ser mais simples e de fácil adoção e adaptação é o método SCRUM. Mas será que é o melhor? Cada uma das metodologias ágeis tem sua particularidade e prática, é preciso analisar a necessidade para então escolher a prática ágil ideal a se utilizar para que traga benefícios.

A seguir veremos algumas das principais práticas de métodos ágeis utilizados por uma equipe de desenvolvimento.

SCRUM - 1986

SCRUM é um método iterativo e incremental, ele define uma forma flexível como estratégias de desenvolvimento de produtos, onde a equipe de desenvolvimento trabalha em conjunto para alcançar um objetivo comum, ele permite que as equipes se organizem, incentivando a coparticipação de todos os membros da equipe.

Um princípio fundamental do SCRUM é reconhecer que durante um projeto o cliente pode mudar de opinião sobre o que ele quer e precisa, e que os desafios imprevistos não pode ser facilmente tratado de forma preventiva ou planejado tradicional. O desenvolvimento SCRUM adota uma empírica de que o problema não pode ser plenamente compreendido ou definido, concentrando-se em maximizar a capacidade da equipe para entregar rapidamente e responder às exigências emergentes de aceitação de abordagem do cliente.

Extreme Programming (XP) 1996

O método ágil XP é destinado para pequenas e médias equipes com o intuito de desenvolver softwares com requisitos vagos e em constantes mudanças, a estratégia principal é que durante o desenvolvimento seja realizados vários pequenos ajustes.

Os valores fundamentais do XP são comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito que tem como variáveis de controle o custo, tempo, qualidade e escopo dando ênfase no escopo do projeto.

Feature-Driven Development (FDD) 1997

A FDD é classicamente descrita por cinco processos, são eles: Desenvolver um Modelo Abrangente, Construir uma Lista de Funcionalidades, Planejar por Funcionalidade, Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade. Tem como lema Resultados frequentes, tangíveis e funcionais.

OpenUP 2005

O OpenUP fornece práticas de opiniões de líderes em desenvolvimento de software e de uma vasta comunidade de desenvolvedores com o intuito de cobrir as perspectivas e necessidades de desenvolvimento. O OpenUP preserva as características do RUP, que inclui desenvolvimento iterativo e incremental, casos de uso e cenários na direção do desenvolvimento, gerenciamento de riscos e a abordagem de arquitetura-Centrica.

Kanban 2006

Kanban é uma metodologia amplamente utilizado, tem como principal objetivo garantir um ritmo sustentável de produção para evitar possíveis gargalos no software. Um dos principais mecanismos utilizados pelo Método Kanban é o Kanban Board, que são quadros com cartões de anotações coloridos dispostos de acordo com o andamento do projeto para o controle visual do desenvolvimento de software.

Desenvolvedores

Há um tempo os desenvolvedores erravam muito ao produzir um produto, entre os erros podemos destacar os atrasos constantes, não atendiam as necessidades, estão cheios de defeitos entre muitos outros. Porém com a chegado do desenvolvimento ágil esses problemas agora são minimizados. Segue a seguir as vantagens que os desenvolvedores terão em utilizar os métodos ágeis:

  • Escopo e objetivos do projeto claros e priorizados;
  • Equipes auto-gerenciáveis, maior autonomia, disciplina e regularidade;
  • Maior comprometimento da equipe;
  • Melhor comunicação entre a equipe de desenvolvimento e a empresa contratante são parte do processo;
  • Inspeção e Adaptação constantes do processo em busca da melhoria contínua e a redução dos desperdícios;
  • Antecipação dos problemas e maior agilidade na tomada de ações.

Empresa

Ao contratar uma equipe que se utiliza de desenvolvimento ágil para criar seus produtos, as empresas terão sempre grandes vantagens em relação ao concorrente que não utiliza deste método, segue alguma das vantagens.

  • Retorno do investimento mais rápido;
  • Entregas do produto mais rápida e regulares;
  • Aceleração no tempo de produção até estar disponível para venda;
  • Aumento no valor de mercado;
  • Transparência e visibilidade do status do projeto;
  • Melhor qualidade do produto final;
  • Maior produtividade;
  • Redução dos riscos.

Consumidores

Vimos que o desenvolvimento ágil de softwares produz grandes vantagens tanto para o desenvolvedor quando para a empresa contratante, e para nos consumidores, que benefícios temos? Nós consumidores não vemos esses processos e nem se quer sabemos que eles existe, porém eles influencia muito em nossas escolhas, como por exemplo ao analisarmos uma possível compra de um produto. O consumidor está cada vez mais exigente, e essas cobranças fizeram com que se desenvolvessem os métodos ágeis. Como retorno temos melhores produtos, maiores gamas de escolhas, produtos cada dia chegando mais rápido as nossas mãos, só temos a comemorar.

Contribuição

Concluímos que ao utilizar métodos e ferramentas de desenvolvimento ágil de Softwares contribuímos para comunicação entre a equipe de desenvolvimento, aumento da motivação, diminui os custos de produção, o tempo e os riscos dos projetos são minimizados e a produtividade da equipe aumenta imensuravelmente. Com isso as empresas e organizações tendem a se tornar mais competitivas, e quanto mais competitividade no mercado mais qualidade nos consumidores teremos ao adquirirmos um produto, a base do sucesso de uma empresa e feita por uma gestão de qualidade nos desenvolvimento de seus produtos.