Quando as impressoras laser surgiram no mercado, há alguns anos, a promessa era de que elas dominariam o setor, porém, até hoje isso não aconteceu. As impressoras laser, apesar de serem mais rápidas, acabaram tendo que dividir espaço com os demais modelos. E você, sabe como ela funciona? Abaixo, um texto para explicar melhor o funcionamento de uma impressora a laser.

Como sabemos, a impressora laser dispensa qualquer tipo de tinta. Porém, mesmo assim, o resultado da impressão é bastante semelhante ao de qualquer outra impressora. O modelo laser, diferentemente da impressora com tinta, utiliza a eletricidade estática como princípio para o seu funcionamento. Inicialmente uma carga elétrica positiva é aplicada no cilindro fotorreceptor, que é rotativo. Com isso, ele gira quanto o raio laser descarrega pontos específicos correspondentes ao material a ser impresso.

O laser, após o processo inicial, cria um desenho eletrostático no cilindro considerando as informações que estão armazenadas na memória da impressora, que foram repassadas pelo computador.

Qual a importância do toner?

O toner da impressora é que viabilizará a impressão. Ele é composto por um pó bastante fino, de carbono e polímero, que conta com carga elétrica positiva. Em razão disso ele fica depositado nas áreas descarregadas pelo laser, que contém carga negativa.

Após o processo, o papel é expelido, e vai para a bandeja, onde recebe uma carga negativa mais forte que a da imagem eletrostática e passa pelo cilindro. Quando entra em contato com a peça, o papel acaba atraindo o pó e assim fica com a imagem gravada. Para que o papel não fique preso, o tambor cilíndrico é totalmente descarregado.

Na fixação do toner no papel é necessário que ele passe ainda por dois cilindros, que são chamados de fusor. Tais rolos são aquecidos, fazendo com que o toner se una à folha ao transitar entre eles. Esta é a razão do porque o papel sai bem quente.

Por fim, a folha vai pra a bandeja de saída, sendo que o cilindro central é descarregado por completo e fica apto para uma nova impressão.

Como vimos, o processo de funcionamento da impressora a laser é bastante completo. Além do processo descrito acima, a impressora, ao receber o documento a ser impresso, transmitido pelo computador, calcula todos os pontos que serão impressos na folha e assim consegue organizar para que as partes saibam que tarefas devem executar.

A velocidade da impressão é o ponto forte da impressora a laser. No geral, tais impressoras são capazes de imprimir um documento em menos de três segundos. A precisão é outro atrativo, com alta resolução e sem risco dos famosos "borrões" das impressoras que utilizam tinta.

Qual escolher: laser ou impressora a tinta?

Como vimos acima, um dos principais atrativos da impressora a laser é a velocidade da impressão. Porém, o que deixa muitas pessoas ainda na dúvida na hora de escolher uma impressora para compra é o valor. As impressoras a laser costumam ser mais caras que as tradicionais impressoras jatos de tinta. Os modelos mais econômicos de impressoras a tinta podem custar até mesmo menos de R$ 200. Impressoras a laser, no entanto, contam com valor inicial de R$ 500. No entanto, as impressoras a laser costumam ser mais econômicas. Um cartucho, por exemplo, em uma impressora jato de tinta pode imprimir até mil páginas. A laser, por sua vez, imprime em média 5 mil páginas. Além disso, a velocidade de impressão a laser é muito elevada.

Por fim, na hora na decisão, o usuário terá que saber para quais fins deseja a impressora, bem como a quantidade de itens ao serem impressos por mês. E no fim, avaliar se vale a pena o investimento em uma impressora a laser, ou se deve continuar com as tradicionais jatos de tinta.