A conferência da Apple teve início às 14 horas, no horário de Brasília e durante a sua abertura, o vice-presidente da empresa, Craig Federighi anunciou algumas das novidades, entre elas, a nova versão do sistema operacional móvel da companhia, o iOS 9, que chegará de forma oficial a partir do início de outubro, sendo liberado para celulares a partir do iPhone 4S e tablets a partir do iPad 2.

Para o iPad, o iOS 9 dará uma nova cara ao produto, transformado o equipamento em um dispositivo multitarefa quando ele estiver deitado, permitindo a exibição de dois aplicativos ao mesmo tempo na tela do aparelho. A divisão da tela ficará a cargo do usuário.

O iOS 9 chegará com inúmeras melhorias, focado principalmente em oferecer à seus usuários uma vida útil maior para a bateria. A Apple promete salvar até três horas extras de bateria, além disso, o sistema operacional em questão também promete oferecer mais segurança e um melhor desempenho. Isso tudo aparece um ano após os 4,6 GB do iOS 8 gerar uma avalanche de críticas à empresa. Agora a Apple precisou de apenas 1,3 GB para desenvolver o novo sistema operacional móvel.

Outra novidade que a nova versão do iOS trará é a Siri. Agora ela estará mais integrada a outros recursos do sistema; a partir de agora ela não apenas responderá a solicitações, mas também dará opções aos usuários, bem como sugestões. Para se ter uma ideia do que estou falando, vamos dar um exemplo bem simples: no caso do usuário receber um convite via e-mail, a assistente pessoal irá incluir o convite automaticamente no calendário e assim enviará um alerta quando o dia ou a hora deste convite estiver próximo. Essa função da Siri recebeu o nome de "Proactive" (proatividade); como foi possível perceber, ela ficou muito parecida com a função encontrada no Google Now, do Android.

Segundo a própria Apple, as informações do novo recurso da Siri, ficam armazenadas no próprio aparelho, elas jamais serão enviadas para a nuvem, uma vez que o processamento acontece diretamente no aparelho. A Apple ainda informa que a Siri, a partir de agora, poderá procurar na caixa de entrada chamadas que não estão na agenda de contatos do usuário, mas que já apareceram em algum e-mail.

Além disso, o Spotlight também irá dar dicas baseados em informações da Siri, bem como informações de aplicativos para baixar ou lugares próximos onde o usuário do aparelho poderá ir.

A Apple ainda apresentou as melhorias que foram aplicadas ao Notes e Maps, sendo que o primeiro passa a partir de então, a permitir desenhos e anotações feitas com os dedos sobre a tela; o app ainda passa a receber conteúdo diretamente do Safari, Maps e outros aplicativos e ferramentas. Já o Maps, passará a exibir o trânsito e as opções de transporte de uma determinada região. Por exemplo: se o usuário do aparelho estiver em uma estação rodoviária, o mesmo mostrará quais as linhas e horários de ônibus que passarão por ali. Vale salientar que de momento, essa função será liberada apenas para estações de trens e em cidades como Nova York e San Francisco, nos Estados Unidos e em Shenzen, na China.

Um aplicativo de notícias também foi apresentado nesta tarde, ao melhor estilo Flipboard, é o "News", app que servirá para veículos de mídia publicar seus conteúdos diretamente da plataforma da marca. De acordo com a empresa da maçã, este serviço é muito parecido com o "Articles", do Facebook.

Importante também informar a chegada do Apple Pay junto ao iOS 9, sendo que com essa ferramenta será permitido o armazenamento de cartões presentes e cartões próprios de lojas de varejo, acabando assim com o app "Passport", que passará a dar lugar para o "Wallet", aplicativo que reunirá tiquets de ingressos, cartões de crédito e de débito. Vale salientar que a Apple Pay já está disponível em 200 bancos e já é usado por 5 milhões de clientes; ele chegará ao Reino Unido no próximo mês.

No primeiro dia da WWDC ainda teve o lançamento do CarPlay, OS X EI Capitan e WatchOS 2, nova versão do sistema operacional para relógios inteligentes, que permite que desenvolvedores criem aplicativos nativos para o dispositivo, além de outras novas funções. Como foi possível perceber, muita coisa boa já foi apresentada nas primeiras horas do evento; ficaremos ligadinhos nas próximas informações e quando elas surgirem estaremos repassando a você amigo leitor.