Como respirar embaixo d'agua?

Já imaginou poder mergulhar sem ter que usar tanque de oxigênio? Nada convencional até então, e a situação parece estar presente somente em filmes de ficção científica. Porém, se depender de pesquisadores dinamarqueses o feito poderá se tornar real em breve.

Por | @RafaelaPozzebon Ciência

Um grupo de pesquisadores da Dinamarca criou um material que permite aos mergulhadores respirar submersos sem o uso de tanques de oxigênio. A condição apenas é possível porque o composto permite armazenar grandes quantidades de oxigênio em espaços bem pequenos. Chamado de "Cristal do Aquaman", o material pode absorver oxigênio e armazená-lo em uma concentração quase 160 vezes maior do que a atmosfera, que é constituída por 21% do gás essencial para a vida no nosso planeta.

O composto, de nomenclatura oficial  [{(bpbp)Co2II(NO3)}2(NH2bdc)](NO3)2 * 2H2O, é capaz de liberar o oxigênio absorvido em pequenas quantidade quando é exposto ao calor. A invenção funciona com cobalto, que age como um filtro para as partículas de água, dissociando o oxigênio do hidrogênio. A capacidade de armazenamento é bastante grande, principalmente sob alta pressão, como no fundo do mar.

Como respirar embaixo d'agua?

De acordo com Christine McKenzie, que está por trás da descoberta, "esse mecanismo é bastante conhecido por todas as criaturas terrestres que respiram: humanos e várias outras espécies usam ferro, enquanto crustáceos, aranhas e outros pequenos animais usam cobre. Pequenas quantidades de metais são essenciais para a absorção de oxigênio, então não é tão surpreendente assim ver esse efeito em nosso novo material".

"E também, os mergulhadores podem um dia ser capazes de deixar os tanques de oxigênio em casa e passar a obter oxigênio a partir deste material, já que ele ‘filtra’ e concentra o oxigênio do ar ambiente ou da água. Alguns grãos contêm oxigênio suficiente para uma respiração, e como o material pode absorver o oxigênio da água em torno do mergulhador, o mergulhador não precisaria trazer mais do que estes poucos grãos. Quando o material está saturado com oxigênio, pode ser comparado a um tanque contendo oxigênio puro sob pressão – a diferença é que este material pode conter três vezes mais oxigênio", completou Christine McKenzie.

Como respirar embaixo d'agua?

Os grãos de cristal (mesma em pequena quantidade) armazenados em um recipiente, que também foram desenvolvidos na Dinamarca, pode permitir a respiração por um dia de um paciente que utiliza aparelhos.  A ideia é usar o material em pacientes com câncer de pulmão, e que necessitam de aparelhos para respirar.

"Isso pode ser útil para pacientes com problemas pulmonares que hoje precisam carregar tanques de oxigênio pesados ​​com eles", disse também McKenzie.

A produção do composto ainda tem valor bastante elevado, o que é um ponto a ser revisto. Os cientistas pretendem encontrar um modo de baratear a fórmula e ainda o processo de produção. Com isso será possível sintetizar os cristais em maiores quantidades e assim poder usar em vários ramos da medicina.

Fonte: Science daily

Mais sobre: ciência, aquaman, respirar
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
Continue lendo
    AINDA NÃO SE INSCREVEU?

    Vem ver os vídeos legais que
    estamos produzindo no Youtube.