Com certeza; pensando exatamente nisso, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo apresentou no Salão de Genebra dois novos conceitos deste produto. Estou falando da Goodyear, que durante o Salão de Genebra deste ano, apresentou o BH03 e o Triple Tube. O primeiro conceito é um pneu que gera eletricidade através de seus compostos, por meio da ação de contato com o solo, capturam e transformam a energia gerada pelo calor da deformação do pneu, gerando assim energia para abastecer carros híbridos e elétricos.

Segundo a própria fabricante, o BH03 é capaz de gerar energia elétrica suficiente para abastecer as baterias do trem de força de um veículo híbrido, além disso, também pode facilmente suprir com sua energia gerada, outras tecnologias a bordo. O pneu "elétrico" usa material piezoelétrico, que ao ser pressionado através da deformação da estrutura do pneu ao se movimentar, transforma essa pressão em energia elétrica.

O diretor-geral do Centro de Inovação e desenvolvedor deste pneu, Jean-Pierre Jeusette, diz que o conceito irá proporcionar novos produtos a serem vendidos no futuro. Ele destaca dizendo o seguinte:

Estamos desenvolvendo este pneu-conceito que produz energia, preocupados com o meio ambiente e com a própria energia do planeta, pois acreditamos que toda ideia futurista começa com um desafio para a sociedade e assim trabalhamos para construir um futuro mais digno para nós e para a próxima geração".

Já para o vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear, Joe Zekoski, esses novos conceitos apresentados pela fabricante, mostram novos caminhos ao qual a companhia quer seguir no futuro: "Estes conceitos redefinem o papel que os componentes podem apresentar no futuro, tornando nossos produtos cada vez mais integrados com o veículo e com o consumidor, sendo eles mais ecológicos e dinâmicos".

O Triple Tube é para ser um pneu que irá funcionar de acordo com as condições do solo ao qual o veículo irá rodar, pois o mesmo irá inflar e esvaziar com base nas condições da estrada, proporcionando um desempenho e uma versatilidade muito melhor para o condutor, permitindo que o próprio pneu, por exemplo, se ajuste automaticamente antes de entrar em uma curva ou em uma pista molhada.

Existirão de acordo com a Goodyear, três formatos diferentes do Triple Tube, como o próprio nome indica, sendo eles: 

  • Posição Ecológica/Segurança: neste formato, o pneu irá oferecer uma menor resistência ao solo por meio da distribuição otimizada de rigidez, oferecendo melhor frenagem em piso seco.
  • Posição Esportiva: nessa posição, o pneu irá fornecer ao veículo e ao condutor, melhor dirigibilidade em piso seco através do contato maior com a superfície, onde ele usará uma forma cônica ativa.
  • Posição Chuva/Piso Molhado: nesta versão, o pneu irá oferecer alta resistência a aquaplanagem através de uma banda de rodagem mais alta que estará no centro do pneu, aumentando assim o seu diâmetro, o que resultará em uma circulação comprida e estreita.

O Triple Tube é constituído de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para outras três câmaras de ar individuais, proporcionando maior mobilidade, onde se uma furar, o condutor do veículo ainda contará com outras duas, podendo ele continuar a sua viagem. A parede lateral do Triple Tube poderá ser personalizada de acordo com o aro e a aparência do raio de seu fabricante de equipamento original. Ele ainda é constituído de sílica derivada de cinza de casca de arroz, tecnologia essa já informada pela companhia fabricante do pneus no último ano.

Segundo a Goodyear, o BH03 e o Triple Tube, são atualmente desenvolvimentos de conceitos puros, não sendo produzidos, ou seja, são pneus que estão em testes para, quem sabe, no futuro, serem lançados em uma linha de produção.