Como sabemos, o quinto episódio da Saga de Solid Snake foi dividido em dois games, Metal Gear Solid V: Gound Zeroes, e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (o qual será lançado em setembro deste ano), no entanto, o que os fãs esperam é que o Phantom Pain seja um pouco mais longo do que seu antecessor, que recebeu muitas críticas por ser curto demais.

Para a tristeza de muitos fãs, em uma entrevista ao site IGN, o criador da história principal da saga Metal Gear Solid, Hideo Kojima, informou que The Phantom Pain será o último game da saga principal.

"Eu sempre digo que este será o meu último Metal Gear", Kojima disse "mas os jogos da série que eu pessoalmente projetei e produzi, Metal Gear para o MSX, Metal Gear 2, Metal Gear Solid 1, 2, 3 e 4, Peace Walker e, agora, Metal Gear Solid V, são os jogos que constituem uma única saga Metal Gear. Com MGSV, eu finalmente estou fechando o ciclo dessa saga". "Nesse sentido, este será o final de Metal Gear Solid", continuou Kojima. "Mesmo que a franquia Metal Gear continue, este é o último 'Metal Gear verdadeiro'."

De acordo com a declaração do criador do game, podemos entender que depois de setembro viveremos apenas de spin-offs e reboots da saga, o que tem grandes chances de ser uma projeção ao declínio, assim como acontece com muitas das franquias que finalizam suas sagas principais e tentam viver de spin-offs.

A Kojima Productions (empresa de produção de games do próprio Kojima) trabalhou no game spin-off Metal Gear Rising: Revengeance, que foi desenvolvido pela Platinum Games e lançado em 2013, criando a possibilidade de se tornar o principal nome da produtora com o fim da saga Solid. Parcerias com estúdios externos também aconteceram, como com a Silicon Knights, que desenvolveu o reboot Metal Gear Solid: The Twin Snakes.


Arte do game Metal Gear Rising: Revengeance

Metal Gear Solid V irá preencher os furos que ainda restam sobre a história e também irá retratar como Big Boss, protagonista de Metal Gear Solid 3, acabou se tornando o principal inimigo de Snake em 1987, em Metal Gear. Como dito por Kojima, esse será o game que fechará todos os circuitos da saga, no entanto, ainda não ficou realmente claro se teremos mais jogos da franquia como remasterizações para a nova geração de consoles.

Fonte: Gamespot