A empresa sul-coreana está alertando seus usuários sobre a coleta de dados pessoais realizadas por sua Smart TV, onde eles recomendam que seus consumidores evitem qualquer informação pessoal em frente ao televisor, uma vez que o sistema de ativação por voz do aparelho capta tudo, assim sendo, é bom não falar nada de confidencial perto da TV.

O alerta se aplica aos novos televisores Smart TV da Samsung que possuem um novo comando de voz que foi anunciado como uma das fortes características do aparelho.

Em documento, a empresa sul-coreana informa que o aparelho irá escutar o que as pessoas estão falando ao redor, isso tudo para tentar captar os comandos de vozes registrados.

Esse novo software de comando de voz da televisão permite que seu usuário interaja com o seu aparelho de forma simples e rápida através da voz. O mesmo saberá que o comando está ativo quando aparecer um símbolo de microfone na tela da mesma, ou seja, quando este estiver ligado, o usuário poderá deixar de lado o controle remoto e utilizar seus comandos através da fala, sejam eles quais forem.

O site Daily Beast destacou que essa funcionalidade pode ter algum problema subliminar, onde o mesmo cita parágrafos da política de privacidade da Samsung, onde de acordo com um ponto específico do documento (Samsung Privacy Policy - Smart TV Supplement) o usuário é alertado para que ele esteja ciente de que, se suas palavras obtiverem informações pessoais ou confidenciais, essas mesmas estarão entre os dados capturados e transmitidos a terceiros por meio do uso de reconhecimento de voz. Entretanto, a Samsung não esclarece o que ela quer dizer com "terceiros".

Em nota enviada ao site, a Samsung diz que leva o termo de privacidade do consumidor ao pé da letra, ou seja, tem isso como algo muito sério, onde na mesma nota, a empresa sul-coreana descreve o seguinte: "Em todas as nossas Smart TVs, aplicamos alertas e práticas de segurança, entre elas, a encriptação de dados, para que assim possamos proteger as informações pessoais de nossos consumidores e com isso evitar a sua coleta ou uso não autorizado".

Para uma das advogadas da fundação Eletronic Frontier, que defende a privacidade no mundo digital, informou em entrevista ao referido site que o termo "terceiro", poderá faz referencia a empresa contratada pela Samsung para desenvolver a tecnologia de conversão da voz em texto.

Esta mesma advogada ainda diz que: "Se eu fosse um desses clientes e usuários da Smart TV, gostaria muito de saber o que é esse "terceiro" e definitivamente gostaria de saber se minhas palavras estão sendo transmitidas de forma segura".

No entanto a Samsung sublinha que esta função pode ser ativada ou desativada quando seu usuário achar necessário e ainda pode desligar o seu aparelho através da rede Wi-Fi.

Em um esclarecimento maior, a empresa fabricante desses aparelhos apresentou uma nota dizendo que: "Se nosso consumidor aceita e usa o reconhecimento de voz, dados de voz são fornecidos a terceiros durante uma busca solicitada de comando por voz; a partir desse momento, os dados de voz captados são enviados para um servidor, que procura o conteúdo solicitado e em seguida devolve o conteúdo solicitado para o televisor".

A Samsung informou também que a informação de áudio gravado não fica retida, e muito menos é comercializado.