O mundo tecnológico está repleto de ameaças e, além das vulnerabilidades que podem ser encontradas em vários sistemas, um estudo publicado pelos pesquisadores Yossef Oren e Angelos D. Keromytis da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos diz que a nova geração de Smart TVs é vulnerável a um tipo de golpe muito fácil e de difícil detecção. A falha encontrada pelos cientistas é conhecida como "ataque do botão vermelho", por causa dos botões vermelhos que controlam a interatividades das Smart TVs.

Os aparelhos que forem alvos de hackers podem ser usados para acessar a Internet e fornecer dados sigilosos dos usuários, como senhas de redes sociais e até bancárias.

De acordo com a explicação, a vulnerabilidade acontece em virtude do padrão HbbTV (Hybrid Broadcast-Broadband Television - "televisão de transmissão híbrida", em tradução livre), que é muito usado na Europa e está chegando aos Estados Unidos. Tal padrão permite que as transmissões enviem conteúdo HTML para que seja recebido e renderizado pela TV.

Assim, como o equipamento não conta com qualquer tipo de filtro, irá executar qualquer código sem verificação prévia. Com isso, qualquer criminoso pode facilmente enviar códigos maliciosos para a TV através de um transmissor.

Apesar de ainda não ser comum, os pesquisadores alertam que o golpe pode se tornar popular, já que é de difícil detecção.

Veja o vídeo com a explicação dos estudiosos para a Forbes: