Somados, os 10 primeiros da lista somam mais de 1 bilhão de unidades, mas quem encabeça a lista? Sem demora e sem loading, vamos descobrir, agora, começando de baixo para cima ( o suspense é a alma do negócio. E não vale correr a página pra baixo ^^ ).

P.S. antes de começar: Em cada console colocaremos, também, qual o game mais vendido, e para isso temos que ter em conta que games que venderam "pouco", como Pokémon para os portáteis da Nintendo, foram fortemente afetados pela pirataria HUE HUE BR. Portanto o alcance das marcas é bem maior do que os números oficiais nos dizem.

10 - Nintendo Entertainment System (Nes)

O 10º colocado na lista dos consoles ficou conhecido no Brasil como Nintendinho, em contraponto ao Super Nes, seu irmão mais velho e forte, não entrou na lista pois ficou em 11º. Totalizou cerca de 62 milhões de unidades vendidas até 2003, ano em que a Nintendo deixou de vender oficialmente. O número total de consoles vendidos é maior do que a população da Itália, aliás, todos os possuidores do Nintendinho formariam o 22º país mais populoso do mundo.

O console tinha 8 bits e também era conhecido como Famicon, pois foi originalmente lançado no Japão em 1983 como "Family Computer". O Nes inaugurou a leva de games desenvolvidos e distribuídos por terceiros; antes dele, somente a empresa criadora do console fazia cartuchos para o título. Seu game de maior sucesso foi Super Mario Bros. com mais de 41 milhões de fitas vendidas, seguida por Super Mario 3 e por Super Mario 2. Confira abaixo um gameplay do título campeão de vendas.

9 - Game Boy Advance

Lançado em 2001, o GBA, também da Nintendo, um dos melhores portáteis, na minha humilde opinião, vendeu mais de 83 milhões de unidades, mais do que toda a população da Alemanha, o 16º país mais populoso do planeta. Com sistema de 32 bits, foi lançado em 2001 e teve jogos clássicos como Mario Kart, os melhores títulos de Dragon Ball, 6 títulos de Harry Potter, etc.

Compatível com as versões anteriores do Game Boy, este console (e os demais da família) fez enorme sucesso embalado principalmente pelo sucesso da linha de jogos do Pokémon, que vendem milhares de unidades até hoje e já tem mais de 20 versões oficiais para os portáteis da Nintendo. O jogo mais vendido para o GBA é Pokémon Ruby e Safira que venderam mais de 17 milhões de unidades.

Vídeo incorporado do YouTube

8 - PlayStation Portable (PSP)

Nosso oitavo lugar também fica com um portátil, só que esse é da Sony. Com 32 mb de memória na versão inicial, a família de PlayStation Portable’s vendeu mais de 83 milhões de unidades desde 2004, ano de seu lançamento. O console é o único portátil do mundo a rodar mídias a partir de cd’s, e não os demais cartuchos, como os portáteis da Nintendo, além disso ainda é possível armazenar games em cartões SD e jogar em seu PSP.

O videogame trazia como inovação, para lutar contra o domínio da Nintendo neste segmento, uma enorme gama de conexão com demais dispositivos. Ele se conecta, por exemplo, com as gerações futuras de PSP, Playstation 2, Playstation 3, além de internet e muitos recursos de mídia. Com 5 milhões de unidades comercializadas, seu jogo de maior sucesso é Monster Hunter Portable 3rd, confira um gameplay, logo abaixo.

Vídeo incorporado do YouTube

7 - Playstation 3

Lançado em 2006, o primeiro videogame da Sony a usar mídia Blu-ray trouxe um incrível ganho em qualidade gráfica, totalizando em um sucesso de vendas. Foram comercializadas mais de 83,5 milhões de unidades até hoje, e crescendo, pois ele ainda é bastante vendido. O console tem como características a conexão com a internet, além de outros consoles da Sony, como o PSP que vimos antes, navegação na internet, aplicações de terceiros, reprodutor de blu-rays, compra de jogos online, os controles jã são wireless, etc.

Com uma verdadeira revolução nos games, títulos como Uncharted, Battlefield, Call of Duty, The Last of US, Final Fantasy, God of War fizeram um enorme sucesso. O título é mais vendido é o GTA V, vendendo mais de 19 milhões de cópias, 11 milhões delas e 800 milhões de dólares apenas no dia do lançamento, superando 1 bilhão após 3 dias de lançamento, tornando-se o produto de entretenimento mais vendido na história.

Vídeo incorporado do YouTube

6 - Xbox 360

Em 6º lugar temos o um dos concorrentes do PS3, lançado em 2005, e único videogame da Microsoft na lista dos 10 consoles mais vendidos. Com mais de 84 milhões de unidades vendidas, o console permite aos usuários jogar online, baixar jogos, demos, comprar e ouvir músicas, programas de Tv e filmes, além de acessar aplicativo de terceiros, controles wireless, aceita hd’s externos, facilitando o acúmulo de games no HD, ahh, e o Xbox 360 é facilmente desbloqueado, aceitando jogos piratas, sendo 1 dos 2 fatores que contribuíram em muito para a popularidade do console.

O outro fator, com certeza você já deve ter ouvido falar e até quem sabe, teve a divertida experiência de brincar ou jogar ou malhar ou dançar ou qualquer outra atividade que ele possa simular, estamos falando é claro do Kinect, que além de brinquedo, é usado em muitas outras funções mais "sérias", como fisioterapia para pessoas com algum tipo de lesão e treinamentos. Veja como funciona o incrível sistema do Kinect, logo abaixo.

Vídeo incorporado do YouTube

Assim como o PS3, o console da Microsoft também se valeu da ótima qualidade gráfica para lançar títulos exclusivos. O título mais vendido é o Kinect Adventures com cerca de 19 milhões de unidades comercializadas.

Vídeo incorporado do YouTube

5 - Wii

Entramos no top 5, e com estilo, este console, mais um da Nintendo que está dominando nosso ranking, passou da marca dos 100 milhões de unidades vendidas, chegando a vender mais de 101 milhões de unidades. Concorrendo com o Xbox 360 e PS 3, o Wii ganhou a luta dos consoles da sétima geração, e se juntássemos todos os compradores de Wii, teríamos o 12º pais mais populoso do mundo.

O Wii foi lançado em 2006, o Wii foi o precursor dos sensores de movimento, inaugurando a era do "jogar com o corpo", com seu controle Wii Remote. O videogame tinha total compatibilidade com os jogos e acessórios do Nintendo GameCube, seu predecessor (tinha, pois a Nintendo removeu em um modelo posterior). O jogo mais vendido foi o Wii Sports, com 83 milhões de unidades comercializadas.

Vídeo incorporado do YouTube

4 - PlayStation

O primeiro da família Playstation figura bem na lista. Com mais de 102,5 milhões de unidades vendidas, o console mostrou ao mundo que o futuro era os videogames com jogos em cd’s e não mais em cartuchos, fazendo, provavelmente, a Nintendo chorar em silêncio por ter investido em fitas no seu Nintendo 64, lançado 2 anos depois. O videogame foi descontinuado em 2004.

Revolucionando os gráficos ao introduzir os cd’s, é fácil citar dezenas de games que são clássicos, que viraram franquias de sucesso, com continuações até hoje e que muitos ainda jogam nos emuladores: Final Fantasy (<3), Parasite Eve, Resident Evil, Yu-Gi-Oh, Tekken, Tomb Raider, Medal of Honor, Metal gear Solid, Crash Bandicoot, Tony Hawk, Twisted Metal, Winning Eleven, etc. Boa lista, hein? Mas nenhum vendeu tanto quanto Gran Turismo com quase 11 milhões de cópias comercializadas (vale ressaltar que uma cópia pirata de um jogo de Playstation era feita em 20 minutos em um pc. A pirataria nunca foi tão bem sucedida).

Vídeo incorporado do YouTube

3 - Game Boy

Primeiro portátil da Nintendo (mais um) e primeiro portátil a popularizar, o Game Boy foi lançado em 1989 e comprado por mais de 119 milhões de pessoas no mundo (combinado com a versão color), suficiente para formarmos o 11º país mais populoso. Sua tecnologia de apenas 8 bits foi suficiente para imortalizar jogos como Pokémon Blue, Red e Yellow, primeira versão dos jogos de Ash e Pikachu.

O jogo de mais sucesso não poderia ser outro senão o clássico Tetris. Ele teve mais de 30 milhões de unidades vendidas.

Vídeo incorporado do YouTube

2 - Nintendo DS

O terceiro portátil da Nintendo a entrar na nossa lista vendeu no total mais de 154 milhões de unidades desde 2004, quando foi lançado. A grande novidade do DS foram as 2 telas que o console tinha, permitindo um jeito totalmente novo de jogar. Por exemplo, o jogo, propriamente dito era exibido na tela superior, e, um mapa, ou menu, ou recursos onlines eram exibidos na tela de baixo, que ainda por cima, é touchscreen. O console contava ainda com conexão Wi-Fi e jogos em realidade aumentada, onde, por exemplo, você sai caminhando por sua casa ou aonde estivesse, o DS capta as imagens com sua câmera traseira, e em tempo real, coloca monstros com seu rosto (capturados previamente com a câmera frontal) no jogo.

O jogo mais vendido para o DS foi New Super Mario Bros., franquia que não recebia um novo lançamento desde 2002. O título vendeu cerca de 31 milhões de unidades.

Vídeo incorporado do YouTube

1 - Playstation 2

O grande campeão de vendas na nossa lista é o Playstation 2, da Sony, que vendeu 155 milhões, o suficiente para juntarmos os compradores e formarmos o 8 país do mundo em população. No entanto, o posto de primeiro lugar não está seguro, já que o Play 2 foi lançado em 2000, há 14 anos, e praticamente não vende mais. Já o Nintendo DS que está em segundo lugar, com uma diferença de "apenas" 1 milhão de unidades, ainda vende até hoje. É esperar pra ver.

Com quase 4 mil jogos lançados, que somados venderam 1.5 bilhão de unidades, o PS2 imortalizou novos títulos e deu continuidade ao sucesso de alguns clássicos do PS1. Jogos como Final Fantasy, Need For Speed Underground, Guitar Hero, Alone in the Dark, Gran Turismo, Dragon Quest, Tekken, God of War e muitos outros tornaram-se clássicos, mas nenhum vendeu tanto quanto GTA San Andreas que vendeu mais de 18 milhões de unidades (lembrando que no PS2 a pirataria ainda rolava solta). Aliás, a série GTA emplacou 4 games na lista de mais vendidos do Play 2.

Vídeo incorporado do YouTube

Gostaram da lista? Esperavam algo diferente? Comentem e quem sabe um dia faremos a lista dos games mais vendidos da história ou quem sabe das "montadoras" de videogames que mais venderam. Aguardamos sugestões. Até a próxima.