Na segunda-feira (15), a Microsoft lançou o Skype Translator Preview, um tradutor instantâneo disponível para usuários do Windows 8.1. A ferramenta ainda está na fase de testes e por enquanto, só está disponível para os idiomas inglês e espanhol.

"O programa preliminar começará com dois idiomas, o espanhol e o inglês. O Skype Translator abrirá infinitas possibilidades para que pessoas de todo o mundo se conectem, comuniquem-se e colaborem, sem as dificuldades da geografia e da linguagem", disse a Microsoft.

O tradutor é capaz de fazer a interpretação do conteúdo que está sendo transmitido em tempo real pelo mensageiro. Assim, uma pessoa fala no seu idioma, e a outra recebe na língua nativa.

A Microsoft demonstrou o funcionamento do serviço através de um vídeo. Crianças de uma escola mexicana conversam com outras de um colégio dos Estados Unidos. Como resultado, um bate-papo com tradução.

No vídeo, uma menina faz perguntas em espanhol, e a outra responde em inglês. A garota americana recebe o som já traduzido, ou seja, em inglês. A garota mexicana, por sua vez, recebe o áudio na sua língua nativa.

Por enquanto, o Skype Translator Preview está disponível em apenas duas línguas, no caso, inglês e espanhol. Porém, o bate-papo através de texto está bem mais amplo, ou seja, há tradução para mais de 40 idiomas.

A Microsoft afirma que este é apenas o início do projeto. Conforme a empresa, a tecnologia é inteligente e "aprende" conforme o usuário vai utilizando o serviço.

Os usuários que quiserem usufruir a novidade precisam fazer o cadastro através do site da Skype. Além disso, é necessário usar o Windows 8.1.r