Se você frequenta alguma rede social, com certeza já se deparou com a frase Keep Calm on Carry On, ou com alguma variante dela. Essa frase foi produzida pelo Ministério da Informação do Reino Unido, em 1939 durante o início da Segunda Guerra Mundial, e era para ser usado somente se os alemães conseguissem executar a façanha de invadir a Grã-Bretanha.

Essa frase e outras derivadas da mesma, sempre começando com Keep Calm, são virais na internet. No Facebook é muito comum você ver uma dessas imagens satirizando, ou fazendo uma piada a alguma coisa ou pessoa.


Keep Calm and Carry On (Tenha Calma e Siga em Frente)

Inicialmente a frase Keep Calm on Carry On, ou Tenha calma e siga em frente em português, era a estampa de um cartaz. O cartaz com a frase foi o terceiro de uma série de três. Your Courage, you Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Vitory (Sua coragem, sua alegria, sua determinação nos trarão vitória) e Freedom is in Peril, defend it with all your might (A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força) eram as frases estampadas no primeiro e segundo cartaz, respectivamente.

O planejamento dos cartazes se iniciou em abril de 1939. Em agosto do mesmo ano eles já estavam a caminho da impressão, para que a distribuição inicia-se um dia antes do início da guerra. O primeiro cartaz, que tem escrito "Your Courage" (Sua coragem), foi muito famoso durante a guerra. O símbolo da coroa foi escolhido para ficar no topo do cartaz para que a frases fosse como uma mensagem do rei ao seu povo.

Em 2000 um exemplar deste cartaz foi descoberto em Alnwick, na Inglaterra. Até uma coleção de 20 cartazes originais serem exibidos em um programa de TV, o Antiguqes Roadshow, em 2012, havia somente 2 cartazes. Os cartazes foram levados na TV pela filha de um ex-membro daRoyal Observers Corps, uma organização de defesa britânica. Infelizmente o criador do cartaz não é conhecido até hoje. Atualmente os cartazes estão sob domínio público, pela sua grande repercussão na internet tem sido usado por várias empresas que utilizam como tema decorativo para vários produtos e propagandas.

Veja a imagem a seguir, e conheça algumas imagens que usam o Keep Calm como um tema. Alguns são bem engraçados, veja.