No último sábado (06), morreu o alemão Ralph Baer, também conhecido como o "pai dos videogames". Baer tirnhaa 92 anos e foi o inventor do videogame.

Ralph Baer era engenheiro e por ser judeu precisou fugir da Alemanha nazista em 1938 e foi morar nos Estados Unidos. No país, Baer trabalhou em uma indústria de eletrônico, e na época foi designado para criar um novo aparelho de TV. No entanto, a intenção não era apenas desenvolver um aparelho para assistir à programação televisiva, Baer queria criar um console com recursos interativos, como jogos eletrônicos.

Em parceria com outros três engenheiros (Bill Harrison, Bob Tremblay e Bill Rusch), Baer conseguiu fazer com que dois pontos na tela de uma TV pudessem ser controlados. A partir dessa simples ideia, um protótipo foi criado em 1967, chamado de Brown Box. Porém, o protótipo funcional foi apresentando somente em 1969.

O aparelho não passava de uma caixa marrom, de madeira escura. Na parte da frente havia vários botões que, dependendo da posição, davam a impressão de conter vários jogos. O primeiro videogame não contava com cartuchos ou algo parecido, eles apenas abriam e fechavam os circuitos. Os controles também eram caixas marrons de tamanho menor, com botões de movimentação verticais, horizontais e diagonais.

Baer, com o seu aparelho, procurou as principais companhias de eletrônicos para aprimorar a sua criação e transformar em um produto comerciável.

Bill Enders, que trabalhou na RCA, investiu no projeto de Baer. Após muitas versões, surgiu o Magnavox Odissey.

Após o sucesso do console, outras empresas concorrentes lançaram os seus videogames como a Atari de Nolan Bushnell.