Com o expressivo crescimento das compras e vendas feitas através da internet, nada mais justo que poder comprar e também vender com tranquilidade. Umas das opções existentes na web para isso é o PagSeguro, uma ferramenta de pagamentos online fornecida pela UOL.

O chamado PagSeguro nada mais é que um facilitador de pagamentos de transações feitas pela internet, oferecendo total segurança. Assim, com a ferramenta, lojas e pessoas que queiram vender produtos via internet podem receber pagamentos através desta ferramenta.

O PagSeguro, além de ser visto com um meio de pagamento e também recebimento seguro, oferece aos seus usuários vários meios de pagamento, como por boleto bancário, transferência eletrônica através de cartões Bradesco, Itaú, Unibanco, Banco do Brasil, entre outros. Além disso, é possível parcelar as comprar através de cartões de crédito, como Visa, MasterCard, Diners, Hipercard, American Express, e outros.

Para quem quer oferecer a opção de pagamento do PagSeguro em um loja virtual, basta apenas criar uma conta no site do PagSeguro. Após este processo o usuário irá receber os códigos que são implantados na loja online. Assim, os clientes já podem fazer suas compras optando por pagar com o PagSeguro.

Os vendedores virtuais, com esta opção, acabam com toda a burocracia do uso de cartões de crédito que as administradoras exigem. Através do PagSeguro qualquer negociação fica mais rápida e também segura.

Uma das grandes vantagens para os donos de lojas virtuais que optam pelo PagSeguro é que a própria UOL se responsabiliza pelas compras feitas pelos clientes, analisando cada comprador. Assim, uma vez que o comprador efetua a compra, não existe a possibilidade de bloquear o pagamento.

Exemplo de pagamento:

Além de tudo, a utilização do PagSeguro é gratuita, não existe taxa de adesão, bem como taxas de manutenção. O prazo do pagamento das compras realizadas através da ferramenta é outro atrativo, ou seja, é de apenas 14 dias corridos. Para verificar a tabela de tarifas cobradas, acesse o link.

Resumindo, o funcionamento do PagSeguro é bastante simples para o vendedor, como também para o comprador. Após o cliente efetuar o pagamento pelo meio selecionado (cartão de crédito, boleto bancário, entre outros), a equipe da UOL analisa a transação pelo PagSeguro.

Após o pagamento ser aprovado, o vendedor é informado pelo PagSeguro e poderá enviar a mercadoria. O vendedor também terá que fornecer todas as informações de rastreamento da mercadoria como também de comprovação de entrega.

O comprador fica assegurado da compra realizada através do PagSeguro. Caso o produto não chegar no prazo estipulado poderá entrar em "Disputa" com o vendedor, e solucionar eventuais problemas sobre a transação , como extravio da mercadoria comprada. Com isso, o PagSeguro irá bloquear o valor do pagamento e pedirá ao comprador e vendedor as informações necessárias para a análise da disputa.

Caso seja comprovado qualquer problema, o valor da compra poderá ser desenvolvido ao comprador, ou o saldo será liberado ao vendedor.