Existem situações corriqueiras, ações repetidas exercidas cotidianamente que poderiam ser facilitadas se fossem automatizadas, de modo a executá-la sempre que o usuário necessitar. É nestes casos em que o uso das conhecidas Macros é feito. Estas consistem em uma linguagem de programação chamada de VBA (Visual Basic for Applications), formando uma série de códigos de comando, responsáveis pela automação de diversas tarefas e ações.

O QUE SÃO?

Uma macro nada mais é que uma sequência de comandos e funções armazenados em um módulo de  VBA e que pode ser usada sempre que você precisar executar a tarefa, funcionando, portanto, como uma espécie de atalho. É usada, muitas vezes, para tarefas repetitivas, visando menor perda de tempo em etapas demoradas, automatizando-as. A macro gravada no Word armazena suas informações referentes a cada etapa realizada a medida que você vai executando uma série de ações.

Existem, contudo, duas maneiras de se criar uma macro: através do uso de uma VBA, ou, usando o modo de gravação de macro, no próprio menu do software. Portanto, as macros são programações, mas para usá-las, você não precisa ser um desenvolvedor e nem mesmo ter conhecimento de programação, pois sua linguagem é bem acessível. Ao criá-la, você escolhe uma tecla que servirá de atalho para seu comando, facilitando sua execução.

COMO GRAVÁ-LAS?

Antes de gravar uma macro, planeje as etapas e os comandos que você deseja que a mesma execute. Se cometer um erro durante a gravação, as correções feitas também serão gravadas. Ao gravá-la, o Visual Basic armazena cada comando em um novo módulo, anexado-o a uma pasta de trabalho. E, ao ser executada, cada comando VBA corresponde a uma ação efetiva da macro.

Já, a partir do momento que dominares a linguagem VBA, poderás criar uma macro digitando os comandos necessários, sem necessitar gravá-la passo a passo. A edição a partir dos códigos, por sua vez, pode ser feita através do próprio editor contido no programa. Além disso, a internet dispões de uma infinidade de códigos já prontos, disponibilizando o usuário apenas copiá-los e colá-los na janela de edição.

POR QUE DEVO USÁ-LAS?

As macros, acima de tudo, economizam tempo, pois, com as tarefas já automatizadas, não haverá a necessidade de se realizar o processo todo manualmente. Estas, portanto, podem ser usadas em tarefas repetitivas de produção de documentos, por exemplo, simplificando tarefas cansativas ou até mesmo criando soluções, como automatizar a criação de arquivos de dados que você e seus colegas de trabalho usam regularmente. Os usuários com experiência em VBA podem usar macros para criar suplementos personalizados que incluem modelos, caixas de diálogo e até mesmo armazenagem de informações mais complexas.

Além disso, no que tange a segurança, a Microsoft Excel fornece uma boa proteção contra vírus que podem ser transmitidos através das macros. Se caso você compartilhar documentos contendo macros com outros usuários, podes certificá-los com uma assinatura digital, por exemplo, de forma que os outros usuários possam verificar e se assegurar de que estas são de origem confiável. Portanto, sempre ao abrir uma pasta de trabalho que contenha macros, verifique a origem das mesmas antes de ativá-las.