A invenção esta sendo inspirada na lei da física que permite as lagartixas subirem pelas paredes. Nesta pesquisa, os estudiosos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram uma espécie de luvas-almofadas de silicone, onde um homem de 70 Kg é capaz de escalar por várias vezes uma parede de vidro de 3,6 metros de altura.

De acordo com os estudiosos, essa pesquisa poderá ser até o momento, o mais próximo que a ciência conseguiu chegar da aderência das patas da lagartixa, pois vale lembrar que a mesma não é a primeira e inúmeras outras pesquisas foram realizadas.

Ainda de acordo os pesquisadores, as luvas-almofadas conseguem empregar a mesma força de atração e repulsão entre as moléculas, denominadas como "Forças de van der Walls".

As lagartixas não possuem tanta força assim, mas seus efeitos são multiplicados através dos minúsculos pelos que cobrem os dedos dos animais, dando a eles a força necessária para se fixarem firmemente nas superfícies.

Em relação "a força das lagartixas", os estudiosos de Stanford criaram pequenos pontos que usam a mesma ideia, fazendo assim com que as luvas-almofadas sejam capaz de produzir uma aderência eficiente maior que a das próprias lagartixas.

O estudo dos cientistas de Stanford foi publicado na última edição científica do Journal of the Royal Society Interface.

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa - Darpa, dos Estados Unidos, fizeram no início de 2014 uma demonstração de um aparelho que permite uma pessoa escalar paredes de vidro, mas os métodos usados neste aparelho foram mantidos em segredo.

Os estudos mais recentes da Universidade de Stanford, contaram com a colaboração da Darpa e o programa da agência em questão, denominado de "Z-man", busca desenvolver outras formas de escalada com o objetivo de excluir o uso de cordas e escadas dos soldados norte-americanos.