Já imaginou carregar algo 50 vezes mais pesado que você? Não seria possível, não é? Pois saiba que as formigas, estes insetos que vemos quase que diariamente, são capazes de realizar esta façanha. Já os seres humanos, até os atletas mais preparados, conseguem levar no máximo o dobro de seu peso.

O tamanho de uma formiga oscila de 1,6 mm a quase 5 cm, possuindo colorações que variam entre vermelhas, negras, marrons ou amarelas, dependendo de sua espécie. Além de sua notável organização e divisão de tarefas, estes pequenos insetos possuem uma força incalculável, podendo carregar objetos com até 50 vezes o seu peso. Tendo seu corpo divido em três partes: cabeça, tórax e abdômen, as formigas apresentam antenas articuladas, o que as diferencia dos demais insetos. Presa em seus pés, as formigas possuem garras que se aderem à terra, as folhas e cascas de árvores, permitindo que consigam andar e cavar com muita rapidez e efeiciência.

Com o passar do tempo, muitos insetos acabaram por desenvolver esta habilidade de carregar e mover objetos pesados devido a necessidade de transportar alimentos, sair debaixo de folhas, galhos ou terra. As formigas, por sua vez, devido a estruturação de seu esqueleto, a presença de seis patas e a musculatura super desenvolvida, são fatores que contribuem para a distribuição do peso em diversos pontos de apoio deferentes. A grande característica, responsável pelo desenvolvimento desta capacidade, é a sua estatura, pois por ser muito leve, as formigas ocupam apenas uma pequena parte de seus músculos para se locomoveram, ficando o restante disponível para o carregamento de peso.

Contudo, o fato mais impressionante é que as formigas conseguem sustentar todo este peso estando suspensa, sobre uma parede ou outra superfície qualquer, tudo isso devido ao ângulo feito por suas pernas. Porém, a proporção deste peso suportado varia de espécie para espécie; a Formiga Saúva, por exemplo, suporta até 15 vezes seu próprio peso. Por isso, ao nos depararmos com uma minúscula formiga carregando uma imensa folha ficamos boquiabertos.

Além da força, as formigas também possuem a capacidade incrível de percorrer um quilômetro por dia, o que equivale, em termos humanos, a 1720 km. Seria como fazer uma viagem internacional: Brasil - Argentina a pé em um só dia. Diferentes pesquisas apontam variações nas proporções de peso e resistências destes insetos mas, mesmo assim, estes se apresentam como grandes guerreiros. Mesmo sendo considerada uma praga por agricultores, muitas vezes responsável por detonar plantações, as formigas desempenham um importante papel em nossa biodiversidade.