Mas qual a real funcionalidade deste novo aparelho? Segundo a própria companhia, ele faz quase tudo.

O aparelho que é controlado por voz, responde ao pedido de seu usuário e informa ao mesmo as últimas notícias captadas de várias fontes, entre elas, televisões e estações de rádios locais, ainda informa a previsão do tempo, funciona como alarme, permite a criação de listas de compras ou tarefas e toca a música favorita de seu usuário.

A Amazon lança o Echo para competir diretamente com o Siri, da Apple e a Cortana, da Microsoft. Como já descrevemos acima, o aparelho apresentado pela Amazon é uma "mini torre" em forma tubular de cor preta, com cerca de 24cm de altura, possuindo uma coluna de som incorporada com reconhecimento de voz, que detecta a voz de seu usuários mesmo que o aparelho esteja em um ambiente com ruídos ao fundo.


Echo - Amazon

Além disso, o Echo é composto de sete microfones instalados no topo do equipamento, permitindo assim captar a voz de seu usuário a partir de qualquer direção. O Echo funciona quando seu usuário pronuncia a palavra "Alexa", nome esse dado ao "assistente pessoal".

Durante a apresentação do Echo no site da Amazon, o equipamento é controlado sem um interação física de um usuário para acessar a Amazon Music, Prime Music, iHeartRadio e TuneIn, onde a empresa descreve dizendo o seguinte: "O Echo é compatível com Bluetooth e Wi-Fi para que o mesmo possa transmitir outros serviços de música, como o iTune, Pandora e Spotify através do smartphone ou tablet".

Na ausência do usuário, o aparelho apresentado pela Amazon continua funcionando através de um aplicativo disponível para Android e Fire OS, que ainda será lançado em breve, ajudando em sua utilização. Em informação repassada ao site The Verge, a Amazon declarou que já esta trabalhando em uma versão para o iOS.

Mas não se empolguem muito, pois para ter acesso a um exemplar do Echo, é preciso antes ter a aprovação da Amazon em seu pedido de convite, que é enviado à própria empresa. Segundo informações, durante um período curto, a Amazon disponibilizará o aparelho para comercialização ao valor de US$ 99, mas calma, esse valor será somente a membros "Prime", sendo que os demais consumidores terão que desembolsar o valor de US$ 199 para ter um exemplar do Echo.

Assista aqui ao vídeo de introdução: