Atualmente, os golpes virtuais estão fazendo muitas vítimas. O grande número de usuários de internet, juntamente com a falta de informação ou mesmo cuidado, faz com que os cibercriminosos acumulem mais golpes. Para acessar à internet sempre é bom tomar os cuidados básicos, e o principal deles é não clicar em algum link que não tenha certeza do que se trata. O chamado fishing (pescaria, em português) é um golpe bastante usado pelos criminosos. Para aplicar o golpe, uma página falsa é clonada, e os usuários, pensando em se tratar de um site verdadeiro, acabam inserindo os seus dados pessoais, senhas, endereço, enfim, todas as informações necessárias para que os criminosos façam a festa.

Por essa razão, o ideal é sempre saber onde você realmente está clicando, e para isso, verificar o certificado de segurança dos sites é necessário. No iCloud, serviço de armazenamento em nuvem da Apple, não é diferente. Veja abaixo como se proteger:

Safari

O Safari 8.0 não exibe a barra de endereços por padrão, por isso, neste caso é necessário verificar se a conexão com o site é criptografada. Para fazer isso clique no ícone de cadeado. Se a conexão está realmente criptografada o navegador irá fornecer tal informação. Para saber mais detalhes sobre a segurança, clique em "Mostrar Certificado".

Google Chrome

Diferentemente do Safari, o Google Chrome exibe o endereço do site. Neste caso é mais fácil verificar a veracidade da página. Agora, para saber detalhes da criptografia da página do iCloud, clique em "Apple inc.", localizado à esquerda do endereço do site. Na janela aberta você verá a identidade do site. Para confirmar o uso da criptografia, abra a guia "Conexão". No local você terá acesso ao certificado de segurança e também o tipo de criptografia usada no site.

Mozilla Firefox

Igualmente às instruções do Google Chrome, na barra de endereços clique em "Apple Inc.", que está localizada à esquerda do endereço. No local você terá acesso se o certificado usado no site é realmente válido. Para saber mais detalhes, clique em "Mais informações..". Ao clicar no local mencionado, uma janela com todos os detalhes sobre o site será exibido.

Pronto! Essa dica é muito importante não só para o iCloud, mas também para acessar outros sites.