Pela segunda vez no ano, alguns países da América do Norte e do Sul poderão ver a olho nu a Lua de Sangue. O fenômeno que ocorrerá pela última vez em 2014, poderá ser observado por volta das 06 horas da manhã desta quarta-feira, 08 de outubro, aqui no Brasil.

Para o físico André Luís Parreira, a Lua de Sangue desta semana será intensa, uma vez que o satélite natural da Terra estará bastante avermelhado no ponto máximo do eclipse, onde ele declara dizendo o seguinte: "Muitos poderão pensar que a Lua estará escondida na sombra da Terra e por consequência ficará invisível ou escura, mas enganasse quem pensar desta maneira, pois isso não acontecerá, até porque a luz solar em interação com a atmosfera, que se comporta como uma lente se espalhará e os tons mais avermelhados se desviarão e atingirão a Lua".

Vale ressaltar que esse é o segundo fenômeno desta natureza em 2014, sendo que o primeiro ocorreu em abril e no próximo ano, mais dois eclipses lunares desta natureza ocorrerão o primeiro em abril e o segundo em setembro, completando assim a chamada Tétrade. Parreira ainda completa dizendo que: "Até hoje, não existia muitos registros recentes desse acontecimento, sendo que o último ocorreu em 2004, ou seja, há 10 anos, sendo importante dizer que só teremos mais dois fenômenos desta natureza até o fim do século".

A Lua de Sangue ou o eclipse mais propriamente dito começará a partir das 6h15 da manhã, (horário de Brasília), sendo que seguirá o sentido da esquerda para a direita e às 7h25 da manhã o eclipse será total, onde a Lua ficará totalmente a sombra da Terra, ficando assim com tom avermelhada, originando a Lua de Sangue.

Segundo o físico, não podemos pensar que por causa da sombra da Terra, a Lua não será visível, a Lua ficará com sua iluminação reduzida, o que sempre causa efeitos lindos, como a mudança de cor ou sombras.